ARTIGOS

O que faço com o que retenho?

Por Carla Stracke

Li uma frase recentemente que dizia assim: “A graça não mede nossas contribuições pelo que damos, mas pelo que retemos. A Lei requer nosso dízimo, o que damos… a Graça avalia o que retemos. O dízimo é para o Judeu, para nós, gentios, Deus espera tudo… inclusive nossas vidas.” O autor ainda complementou: “Deus não multiplica sobras, Ele não fará prosperar a camiseta furada que você deu a alguém. Deus multiplica o que temos, e que em amor dividimos”

3 pontos muito importantes foram abordados nessas citações.

1º –   dízimo e ofertas fazem parte da Lei de Cristo e ainda assim Ele nos dá a opção de escolha nos dizendo que só aceitará nossa oferta material se for dada com alegria de coração e não por obrigação – ou seja, se realmente tivermos vontade de dizimar ou ofertar, dificilmente isso brotará do nosso coração espontaneamente, então o Espírito Santo deverá trabalhar em nós para que nossas doações, ou como alguns dizem, devolução de 10% do que Deus já nos deu seja feita com alegria e de forma liberal.

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” 2 Cor 9.7.

2º –  Deus não está muito preocupado se é 10, 20, 50 ou 99% da nossa renda que estamos doando, mas sim o que fazemos com que fica em nossas mãos. Como administramos nosso dinheiro? Gastamos com nossas necessidades básicas como moradia, estudo, transporte, alimentação, lazer e mais o quê? Não adianta eu doar rios de dinheiro se o que fica comigo é gasto na promoção da morte ou egoísmo – prostituição, acesso a conteúdos ilegais na internet/TV, vícios, excesso de gasto com minha aparência, suborno para que a lei não me puna, sonegação de impostos, etc.

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” I Cor 10.31.

3º –   Deus não multiplica sobras. Isso trouxe claramente a minha mente quando fazemos comida a mais e comemos o resto no dia seguinte. Essa comida não se multiplica, sempre temos que acrescentar algo. Deus quer nossas primícias, afinal ele diz que quando suprimos alguém necessitado é como se estivéssemos vestindo/alimentando Jesus. Se Jesus aparecesse na sua frente agora você teria coragem de dar uma roupa em mau estado, comida que já passou dá validade ou moedas que sobraram do troco de algo? Deus não quer que sua oferta seja porque naquele mês você foi promovido, ganhou um dinheiro extra ou então teve menos despesas e aí sobrou para doar.

Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; Provérbios 3:9.

Se é santa a parte da massa que é oferecida como primeiros frutos, toda a massa também o é; se a raiz é santa, os ramos também o serão. Romanos 11.16.

Somos conhecidos como uma nação de fartura, porém corrupta. Que nossa alma possa desejar sabedoria dos céus para que reconheçamos nossa dependência financeira em Cristo e utilizemos cada recurso que ele nos provê conforme sua palavra nos orienta e que paremos de justificar nossos erros apontando que assim fazemos pois vivemos num sistema corrupto.

 

“As opiniões e textos aqui publicados são de total responsabilidade dos autores

autor(a)

Carla Stracke

Carla Stracke

Carla Stracke, sou tradutora e fluente em inglês além de administradora. Escrevo sobre comportamento cristão e social e também faço entrevistas e cobertura de eventos. Sou uma ativista nata! Meu objetivo principal é despertar nas pessoas a retidão da vida Cristã e o rompimento de barreiras entre as pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *