ESTUDOS/ARTIGOS

Deus pode, Deus quer e Deus faz!

A primeira cura realizada por Jesus relatada no evangelho segundo Mateus é a de um leproso, antes de tal caso,…

A primeira cura realizada por Jesus relatada no evangelho segundo Mateus é a de um leproso, antes de tal caso, existe uma única menção do milagre da purificação de leproso, ocorrida há milhares de ano na vida do comandante Naamã.

Texto bíblico: (Mateus 8:1-3)

Introdução: A lepra (Hanseníase) era a doença mais temida e deprimente da antiguidade, além do sofrimento físico e rejeição pública, existiam o preconceito e discriminação religiosa, pois a lepra era considerada como uma maldição e condenação divina. O problema da doença:

  1. Doença Incurável: Insanável e irremediável não existiam tratamentos, nem paliativos para aliviar a dor e danos.
  2. Doença contagiosa: Infecciosamente transmissível entre todos: (Homens/mulheres- Adultos/ crianças – Ricos/ pobres).
  3.  Doença degenerativa: Atrofiava os músculos, causando deformações e decomposições na pele até desfigura-se totalmente.
  • Consequências físicas: A lepra torna-se indolor, insensível, não tem dor física e o odor é insuportável.
  • Consequências: Sociais: O leproso era banido da sociedade e condenado a viver o resto de sua vida em uma colônia de leprosos: (Leprosário). O individuo era expulso da comunidade e excluído de todos os seus convívios (Familiares profissionais). Não podia se aproximar 15 metros e nem tocar em ninguém, caso contrário seria apedrejado. Ao se aproximar de alguém tinha que se identificar como IMUNDO. A lepra fazia da pessoa um morto vivo.

A lepra na bíblia também é um símbolo do pecado, devido as suas semelhanças, ambos são contagiosas e degradantes. Talvez sua lepra seja um problema emocional, sentimental, espiritual, fisiológico, temperamental, comportamental, habitual, financeira, conjugal, familiar, ministerial, Enfim. Seja qual for o seu problema, saiba que Deus pode, quer e faz!

Tema: Deus pode, Deus quer e Deus faz!

       I.       Deus pode:

  1.  O leproso se aproximou de Jesus porque acreditava no poder de Deus. Foi até Jesus infringindo as regras existentes. Para ele era tudo ou nada, ou era curado ou morria.
  2.  O leproso adorou a Jesus porque acreditava no poder de Deus. Adorou antes de ser curado.
  3.  O leproso submeteu a Jesus porque acreditava no poder de Deus. Veio pedir e não exigir.

      II.      Deus quer:

  1. A maior incredulidade não é duvidar do poder de Deus e sim do seu querer. Os hebreus no deserto duvidaram da vontade de Deus e não do seu poder. Ainda hoje há pessoas que creem que Deus cura, liberta, transforma, prospera e abençoa. No entanto, somente acreditam que Deus pode, mas duvidam se Deus realmente deseja realizar tais maravilhas em suas vidas.
  2. O leproso se aproximou de Jesus porque Jesus Permitiu e desejou: Jesus era acessível a todos. Jesus se coloca no caminho das pessoas: Ele se colocou no caminho de Zaqueu, mulher samaritana, cego Bartimeu, viúva de Naim, comandante Jairo, mulher com fluxo de sangue, cego de nascença, paralítico de Betesda, e no cominho de Nicodemos.  Ele também se colocou no caminho do leproso.
  3. Jesus curou não por causa da fé do leproso, mas para mostrar a todos que Deus não somente pode como também deseja purificar. A cura não advém do mérito da fé e sim do poder da graça. Ele quer!

      III.      Deu faz:

  1. Deus faz o milagre imparcialmente. Até mesmo um leproso é importante para Deus, pois Ele não faz acepção de pessoas, nem distinção de gênero, cor, raça e classe.
  2. Deus faz o milagre imediatamente. O milagre ocorreu imediatamente sem auxilio de qualquer tipo de medicamento. Deus quando cura, Ele cura. Não deixa marcas nem cicatrizes.
  3. Deus ainda faz milagres que é impossível para ciência e improvável para a humanidade.

Conclusão:

      I.        Jesus revelou sua compaixão ao receber e ouvir o leproso;

    II.        Jesus revelou seu amor ao toca-lo. Curou o corpo, mas também a sua alma.

   III.        Jesus revelou seu poder ao purifica-lo. A palavra que curou.

  IV.        Jesus revela a sua vontade para o leproso e para as nossas vidas, Ele ainda pode, quer e faz, assim é, e assim sempre será.

“As opiniões e textos aqui publicados são de total responsabilidade dos autores”

autor

Sidnei Osvaldo Ferreira

Sidnei Osvaldo Ferreira

Pastor presidente da Igreja Batista Evangelizadora, em Paulo Afonso – BA. Formação acadêmica: Teologia, Filosofia e Administração. Casado com a nutricionista Vanessa Cristina e pai de Sidnei Gabriel. Contato virtual: sidney.osvaldo@hotmail.com

+ artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *