ARTIGOS

Carta Aberta aos Pastores

Artigo cristão escrito por Denilson Torres

Querido pastor,

“Graça, misericórdia e paz”. É assim que o apóstolo Paulo saudava os pastores em suas epistolas pastorais. Sim, em todas as outras epistolas Paulo saudou as igrejas, ou o irmão Filemon com a Graça e a Paz. Mas, em suas epistolas endereçadas aos pastores Timóteo e Tito, ele acrescentou a misericórdia entre a graça e a paz. Sem dúvida isto não foi por acaso. Ele sabia mais do que ninguém o quanto nós, pastores, necessitamos da misericórdia do Senhor para desempenhar o ministério que Ele nos confiou.

Somos exemplo para o rebanho, como nos ensina Pedro em sua primeira epístola 5:3. O pastor tem que fortalecer os fracos, levantar os caídos, consolar os que choram, apoiar os que lutam. Mas quem nos fortalece em nossa fraqueza? Quem nos levanta quando estamos caídos? Quem nos consola quando choramos? Quem nos apóia em nossas lutas?

Sim, temos apenas o Senhor e dependemos de uma maneira especial que Ele tenha misericórdia de nós, pastores, e nos forneça aquilo que nós temos que dar a tantos que nos buscam desejando encontrar em nós esta graça de Deus.

Ser pastor muitas vezes é uma missão solitária, mesmo quando estamos cercados de gente. Mesmo nossos pares próximos, não raro, não conseguem entender nossas lutas e o ser humano é cruel em seus julgamentos. As dores e lutas que cultivamos em nossos corações, por vezes têm que ser sufocadas em nós por amor ao ministério que o Senhor nos confiou.

Hoje é o dia do pastor. É um dia de homenagens e atenção. Mas também é dia de reflexão para nós, pastores. Nesses dias em que ser pastor é associar seu nome a coisas nada lisonjeiras. Tempo em que se dizer pastor por si só já levanta desconfianças. Época em que assumir um pastorado significa ser suspeito de sedução, e malversação dos bens das pessoas que estão sob a nossa responsabilidade. É tempo de rever nossas motivações e avaliar as responsabilidades do nosso chamado.

A Bíblia nos diz que haveremos de prestar contas de cada alma que está sob nossos cuidados. Claro que não somos responsáveis pela salvação, isto é algo pessoal  e prerrogativa única de Deus. Mas, naquilo que está ao nosso alcance estamos fazendo o nosso melhor? Neste mundo coalhado por ambições de crescimento explosivo, compromisso cada vez menor com Deus, egoísmo e egocentrismo como ser um Pastor segundo o coração de Deus?

Ai daquele que faz a obra do Senhor relaxadamente. Ai daquele que faz do povo de Deus mercadoria e motivo de ganho. Ai daquele que causa tropeços. Ai daquele que despreza aqueles a quem Deus amou e por quem entregou sua vida.

Querido pastor. Que neste dia possamos nos colocar dependentes desta misericórdia do Senhor e, em meio a esta geração tão corrompida, possamos honrar a caminhada que valorosos pastores trilharam ao longo da história.

 

 

autor

Denilson Torres

Denilson Torres

O pr. Denilson Torres é casado e pai de três filhos. Pastoreia a Igreja Batista Missionária Vale de Matatu em Salvador. E-mail para contatopr.denilsontorres@gmail.com

 

 

As opiniões expressas nos textos publicados são de responsabilidade dos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *