ESTUDOS/ARTIGOS

Atitudes que agradam a Deus

Textos Bíblicos: ( Gn 4. 3-7 / Hb 11.4)  Introdução: Existe um adágio popular que diz: “Um bom exemplo fala…

Textos Bíblicos: ( Gn 4. 3-7 / Hb 11.4)

 Introdução: Existe um adágio popular que diz: “Um bom exemplo fala mais do que mil palavras”. Realmente as atitudes falam mais do que as palavras, e os exemplos ensinam muito mais do que os discursos. Conta-se que Francisco de Assis, disse certa feita para seus discípulos o seguinte: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho em todo tempo, quando for possível use as palavras”. A pregação vai muito alem das palavras, também pregamos por meio dos exemplos e atitudes, na verdade, nossa vida é a única bíblia que o ímpio tem disposição de ler.

A bíblia nos fala de um homem em que não há nenhum registro de uma só palavra por ele pronunciada, mas menciona sua atitude que sobreviveu após sua morte e ainda hoje nos fala, ou seja, nos ensinam. Abel é mencionado nas escrituras como o primeiro homem que agradou a Deus e teve seu nome como o primeiro nome mencionado na galeria dos heróis da fé no livro de hebreus (11.4). Abel alcançou o testemunho de ter agradado a Deus por meio de suas atitudes.

Comumente encontramos funcionários se esforçando para agradar ao patrão, alunos a professores, pais aos filhos, namorados se dedicam para agradas os namorados. E onde se encontram os servos que desejam agradar ao seu Senhor Deus? Procure a partir de hoje agradar a Deus por meio das atitudes de Abel que ainda fala, vejamos:

 Tema: Atitudes que agradam a Deus

I – Atitudes de fé: (Hb 11.4a).  Abel agiu por fé, Caim por costume, tradição, rituais, cerimônias e religiosidades.

A – Sem fé é impossível agradar a Deus: (Hb 11.6).

B –  Tudo que não provém de fé é pecado: (Rm 14.23b).

II – Atitudes de excelência. (Hb 11.4b). Abel ofereceu as primícias (Gn 4.4). Primícias significam: “Primeiros e melhores”.

A – Através das primícias honramos ao Senhor: (Pv 3.9).

B – O mistério sobre a oferta aprazível de Abel e a oferta desprezível de Caim se baseia em duas simples verdades: Primeira, a fé de Abel em ofertar para Deus (Hb 11.4) e a segunda, as primícias, ou seja, a qualidade de sua oferta (Gn 4.4).  Algumas posições teológicas afirmam que as diferenças entre as ofertas eram: O sangue versus a fruta, ou um animal vivo versus vegetais mortos. Mas a bíblia nos mostra que Deus olha primeiro para o ofertante e depois para a oferta. O que realmente fez a diferença não foi o tipo das ofertas e sim sua qualidade demonstrada por meio da fé de Abel e a excelência de sua oferta.

 Conclusão: A bíblia nos diz que Abel por causa de sua atitude obteve testemunho…

A – Testemunho de ser justo: O justo vive pela fé (Hb 10.38) – Pela fé Abel fez o que é justo e veio a ser justificada por sua fé. Fé salvífica que lhe garantiu a salvação eterna.

B – Testemunho de ser aprovado por Deus: Devemos procurar ser aprovado por Deus – (II Tm 2.15).

C. Testemunho de ser um exemplo até mesmo após a sua morte: As pessoas esquecerão das nossas palavras, mas jamais de nossas  atitudes. Que a sua vida continue a falar depois da sua morte.

“As opiniões e textos aqui publicados são de total responsabilidade dos autores”

autor

Sidnei Osvaldo Ferreira

Sidnei Osvaldo Ferreira

Pastor presidente da Igreja Batista Evangelizadora, em Paulo Afonso – BA. Formação acadêmica: Teologia, Filosofia e Administração. Casado com a nutricionista Vanessa Cristina e pai de Sidnei Gabriel. Contato virtual:sidney.osvaldo@hotmail.com

+ artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *