OUTRAS NOTÍCIAS

Antônio Gonçalves faz mutirão contra o mosquito

Desde o ano passado que a prefeitura de Antônio Gonçalves (situado no centro norte baiano) vem fazendo um trabalho de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti. A prefeita Irenilde Vieira Costa considera que o sucesso está em conscientizar a população a participar de todas as etapas do trabalho de prevenção. Mais de 80 pessoas, entre agentes de saúde, agentes de endemias e voluntários fizeram um mutirão e se mobilizaram para visitar as casas a procura de possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti, além de aproveitar para fazer um trabalho de conscientização ensinando como acabar com o mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika. O município só começou a registrar casos de pessoas que tenham sido infectadas pelo mosquito com a chegada do verão e o aumento de turista na localidade.

AG01

Graças ao empenho da prefeitura municipal, através da secretaria de saúde, a cidade é considerada como pouco infectada. Ações pontuais de combate a dengue tem sido desenvolvidas em todas as ruas da cidade para combater o mosquito. Dessa vez, além das vistorias e aplicação de larvicida, os agentes utilizaram o tempo para conscientizar e mostrar a importância de cada um fazer a sua parte.

Seguindo a campanha “Não fique de corpo mole” combata o mosquito, evite Dengue, Chikungunya e a Zika, a Prefeitura Municipal de Antonio Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mutirões de limpeza em diversos bairros. Primero houve a concentração em frente a prefeitura municipal, onde estavam presentes, a Prefeita Municipal, Secretários, vereadores, representantes da policia civil, e o Capitão da PM. Ainda a presença dos desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de Antonio Gonçalves que sempre participam, e fanfarra de missão do Sahy.

AG02

Na oportunidade a Secretária Municipal de Saúde, Carlas Simone aproveitou para agradecer a todos que estão participando da campanha. Logo depois aconteceu café da manhã, e em seguida, a equipe seguiu para o Bairro Maracangaia, onde fizeram limpeza nas ruas, recolhendo, matérias que servem de criadouros para o mosquito.

Durante a campanha aconteceram mutirões de limpeza contra o Aedes Aegypty na sede do município. no Bairro Pau Ferro, com concentração na Unidade Rosália de Carvalho, Bairro Maracangaia, concentração na Prefeitura Municipal, Bairro da Estação, concentração na Praça Ana Oliveira,  Bairros Boa Vista e Copa 70, concentração na Secretaria Municipal de Saúde. Ainda foram promovidas palestras educativas em escolas do município.

AG03

Para a prefeita Irenilde a mobilização da sociedade em participar dos mutirões é importante para acabar de vez com o mosquito. “É preciso alertar a população sobre os lugares (criadouros do mosquito Aedes aegypti) que são pouco cuidado pelos moradores, como as calhas, além de vasos de plantas e garrafas. Não custa nada você ter esses pequenos cuidados. São com pequenas coisas que conseguiremos evitar a dengue”.

AG04

Os principais focos do Aedes Aegypti estão nas casas, desde caixas d´água mal tapadas e pneus velhos que guardam água das chuvas até potes de flores. Para que os agentes sanitários tenham sucesso em destruir os criadouros existentes é preciso a colaboração dos moradores. Conquistar o apoio ativo da população não é fácil, mas a prefeita  Irenilde Costa conseguiu esse desafio devido a sua credibilidade junto com a sociedade local. “Esse mosquito deve ser combatido constantemente a sociedade agora em alerta está ajudando  nessa luta”, disse a prefeita.

Fonte: UPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *