ARTIGOS

Ame a Palavra e ela fará de você um grande líder

Por Rodrigo Faria

Não são poucos os líderes que tentam encontrar formulas mágicas para influenciar um grupo de pessoas que estão sob os efeitos de sua liderança. Alguns deles chegam a gastar parte de seus dias procurando respostas – que silenciem os ruídos – provocados pelos fracassos que surgem pelo caminho.

Muitos acabam submergidos no desespero e resolvem abandonar a jornada – que com muito entusiasmo – um dia começaram. Para aumentar o dissabor da questão, existem aqueles que depois de um período liderando pessoas, chegam a questionar se a liderança é um dom ou uma habilidade que pode ser adquirida.

Sinceramente eu não sei de qual lado você está, porém, seja qual for a sua opinião (a de que os líderes nascem sendo líderes ou que eles aprendam habilidades de liderança) é melhor você começar a usar a melhor estratégia para influenciar pessoas:

Começando você mesmo a ser influenciado pela Palavra de Deus.

Houve um tempo em que os filhos de Israel eram regidos diretamente pela presença e conselho de Deus. Não havia reis. A estratégia usada pelo Senhor era levantar homens capazes de serem guiados por Sua Palavra e aptos para transmitir ao povo todos os ensinamentos que Ele mesmo lhes transmitiria.

Porém, Deus em seu infinito poder já sabia, que em pouco tempo, os israelitas desejariam um rei (humano) para governá-los. Conhecendo o coração de seus filhos deixou um importante conselho para o futuro rei:

“Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas.
E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los…”.
Deuteronômio 17:18-19

Liderar Israel exigia de qualquer líder o seu melhor, aliás, quem poderia falar sobre Deus a um povo que era acostumado a ver as maravilhas do próprio Deus – todo os dias – na porta de suas tendas?

O segredo revelado por Deus para tamanho desafio seria:

1° – Priorizar a aquisição de uma cópia da Lei (Hoje temos a Bíblia completa).

“… então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original…”.

O rei deveria conseguir uma cópia do original da lei do Senhor. Para isso buscaria a orientação e ajuda dos levitas. Uma forma de aprender a reconhecer o valor de cada ministério na Casa do Senhor.

2° – Após adquirir o livro da Lei, não poderia afastar-se dele.

“… E o terá consigo…”.

Não seria de nenhum proveito para o rei – guardar o livro – como uma espécie de relíquia, ostentada em seu palácio, era necessário trazê-lo consigo. Era a única forma de aprender a considerá-lo como algo de grande estima, valioso.

3° – Era necessário conhecê-lo.

“… e nele lerá todos os dias da sua vida…”.

O início de uma vida de liderança deve ser pautada pelo conhecimento da Palavra. Ler a Bíblia é mais que um hábito, é uma exigência anunciada por Deus a todo aquele que deseje liderar alguma área e logo pessoas em sua Casa de Oração.

O objetivo era claro:

“Para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.”
Deuteronômio 17:20

A)     Evitar o orgulho

B)      Não se apartar dos mandamentos

C)      Prolongar o tempo na liderança

D)     Deixar um legado

Quando não aceitamos a fórmula de Deus para o sucesso em nossa liderança, acabamos frustrados pelos desencantos do caminho. Hoje, podemos aprender na Bíblia, como ser um melhor líder, uma melhor pessoa, como influenciar grupos, cidades, países, usando o conhecimento da Palavra de Deus.

Não fuja da regra, ame a Palavra, guarde-a em seu coração, use os seus princípios e as pessoas que estão sob sua liderança acabarão percebendo que acima de você está um poder maior – Cristo.

 “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”
Salmos 119:105

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Salmos 119:11

Deus abençoe,

Pr. Rodrigo Faria

“Receba mensagens de bençãos diárias curtindo a minha página nofacebook: www.facebook.com/escritorrodrigofaria

Também estou no Twitter: twitter.com/PastorFaria

autor(a)

Rodrigo Faria

Rodrigo Faria

O escritor Rodrigo Faria nasceu e cresceu em Franca, cidade do estado de São Paulo, Brasil. Converteu-se aos 18 anos, quando passou a frequentar a Igreja com sua esposa, Janaína. Depois de 13 anos, foi levado ao ministério e consagrado como pastor na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Franca.

+ artigos – twitter – facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *