ESTUDOS/ARTIGOS

A felicidade pelo padrão de Deus

Texto-chave: João 2.1-11 Quando olhamos para os ensinos da Bíblia descobrimos que Deus tem grande interesse na felicidade das pessoas….

Texto-chave: João 2.1-11

Quando olhamos para os ensinos da Bíblia descobrimos que Deus tem grande interesse na felicidade das pessoas. Mas quando olhamos a realidade vemos que poucas pessoas podem de fato dizer que são felizes. O que a Bíblia ensina sobre felicidade? Existe algum segredo para alcançar essa tão falada felicidade? Quais são os segredos para se alcançar essa grande bem aventurança?
Vamos encontrar os segredos da felicidade no texto bíblico que conta sobre o primeiro milagre de Jesus. Lá, Jesus transformou água em vinho para não deixar que um casamento acabasse em confusão, tristeza e infelicidade. Deus vai falar ao seu coração agora, então, preste bastante atenção aos que Ele te dirá.

I – O primeiro segredo para ser feliz é: TER A PRESENÇA DE JESUS

O texto bíblico diz que Jesus foi convidado para o casamento. Ele só estava lá porque o casal O convidou. Muitas pessoas esperam ser felizes, mas nunca convidam a Jesus para fazer parte de suas vidas. Jesus é muito educado e jamais entra numa casa ou numa vida sem antes ser convidado. Ele sempre está à porta e bate (Apocalipse 3.20), depende de cada um de nós deixá-Lo entrar ou impedir sua entrada. Ele não força nada.
Todavia, uma coisa é certa: a presença de Jesus não vai impedi que o vinho acabe (a saúde, o emprego, a estabilidade, etc.), mas se acontecer de acabar esse vinho, Jesus é poderoso e vai trazer de volta o que se perdeu.
Às vezes os convidados mais importantes na vida das pessoas são: o dinheiro, a incredulidade, o comodismo, a vaidade, o consumismo, etc. nenhumas dessas coisas trás felicidade, se nós queremos ser felizes, devemos aprender a convidar a pessoa certa para governar o nosso coração e essa pessoa é Jesus.

II – O segundo segredo para ser feliz é: DÁ A JESUS A IMPORTÂNCIA QUE ELE MERECE

Muitas pessoas vão à igreja, oram, ouvem a pregação, mas não passa disso. Elas não dão a Jesus a importância que Ele merece. Elas não deixam que Deus governe suas vidas, elas não aceitam as mudanças que Deus exige, elas não querem outra coisa senão ser crentes nominais. Com seus lábios elas declaram conhecer e servir a Jesus. Mas na prática é bem diferente.
Mas quando Jesus é convidado para está presente em uma vida, e a pessoa dá a Ele a importância que Ele merece Ele assume a responsabilidade de manter tudo bem ajustado. O casamento não era de Jesus, nem de sua família. Ele era um dos convidados apenas, mas porque Ele foi convidado e porque deram a Ele a importância que Ele merecia como Deus, Ele assumiu total responsabilidade por aquela festa e consequentemente por aquela família. Experimente dá a Jesus toda a importância que Ele merece.

III – O terceiro segredo para ser feliz é: CONFIAR EM TUDO O QUE JESUS DIZ

É necessário confiar na palavra de Deus. Dessa confiança depende a nossa felicidade. Feliz é o homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. É vital que cada crente confie em Deus e siga aquilo que Deus manda.
É desnecessário dizer que este foi o primeiro milagre de Jesus. Os serventes da festa não tinham nenhum histórico de milagres efetuados por Jesus. Eles não tinham nenhuma garantia de que Jesus podia fazer algo extraordinário, mas mesmo assim, eles confiaram nas palavras de Jesus e encheram as talhas de águas, e as encheram totalmente. Se você quer ser feliz, confie totalmente em Jesus.

IV – O quarto segredo para ser feliz é: ENTREGAR TUDO A JESUS SEM DESCONFIAR DELE

Os serventes do texto que lemos levaram a Jesus toda a água que tinham e Jesus usou o que eles trouxeram para fazer o milagre. Jesus somente transforma em vinho a quantidade de água que você dá para Ele. Entregue seu caminho, seu casamento, suas finanças, sua saúde, sua família, etc. entregue tudo nas mãos de Jesus, creia, espere e então você verá a felicidade entrando em sua vida, casa e família. Entregue a sua vida a Jesus e creia n`Ele (Sl. 37-5).

CONCLUSÃO

Felicidade não é resultado de abundância de bens, felicidade é fruto da abundância de vida que está em Jesus. O conceito bíblico de felicidade é completude em Deus. Quando você entende os propósitos de Deus para sua vida e você os vive, a felicidade entra em seu coração e você sente Deus lhe completando.

No mundo consumista no qual vivemos, somos bombardeados todos os dias com propagandas e propostas que prometem felicidade. Mas a felicidade propagada depende exclusivamente da aquisição de bens e serviços. Essas propostas tendem a exercer domínio sobre nós. Elas pregam que para sermos felizes temos que ser belos e para ser belos precisamos comprar aquele shampoo, aquela roupa, temos que pintar o cabelo com aquela tinta e daquela cor. As indústrias de bens assombram o mundo de tal força que leva as pessoas a fazerem de suas vontades suas necessidades. Mas a Bíblia nos dá um conselho diferente, ela nos diz: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite”. (Salmos 1.1-2).

Para ser feliz, a primeira coisa que o homem deve fazer é se arrepender de seus pecados para ter acesso ao perdão de Deus: “Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!

Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!” (Salmos 32.1-2). Não pode haver felicidade se a vida está totalmente imersa em pecados. Se a felicidade vem de Deus, é necessário se esvaziar dos lixos do pecado para ser cheio da graça perdoadora de Deus. “Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos!” (Salmos 128.1).

“As opiniões e textos aqui publicados são de total responsabilidade dos autores”

autor

Missionário Rosivaldo

Missionário Rosivaldo

Missionário formado pela JOCUM – Jovens Com Uma Missão, uma organização cristã missionaria que atua em todas as nações do mundo. Pastoreou a igreja Batista em Lagoa do Peri-peri – AL. Escreveu diversos livros. Educador cristão há vários anos. Casado com Fernanda Laurindo. Baixe grátis os livros “MÁ ADMINISTRAÇÃO DOS DÍZIMOS E OFERTAS” e O DOCE AMARGO DO PECADO no site www.gospelmais.com.br.

+ artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *