ESTUDOS/ARTIGOS

4 passos eficazes para ler a Bíblia em 2018

Como ler a Bíblia de forma consistente e eficiente, para compreendê-la melhor e melhorar sua cosmovisão cristã.

Ler a palavra de Deus é a maior certeza de algo importante que possamos fazer, não tem algo maior do que compreender em parte a Deus e a si mesmo mergulhando nas Escrituras.

Ela nos livra das mentiras que os nossos corações são propensos a confiar. Pra isso que Deus utiliza de sua misericórdia e nos protege com as Suas Palavras.

Ele “nos concedeu suas promessas preciosas e muito boas” para renovar nossas mentes e renovar nossos corações (2 Pedro 1: 4).

Tanto quanto precisamos de comida para viver fisicamente, precisamos da Palavra de Deus para viver espiritualmente (Mateus 4: 4).

E com a chegada do ano novo vem à tona aquele desejo de se comprometer a ter uma leitura bíblica de forma constante, quase que uma promessa, se não for mesmo uma promessa (risos).

Ok, você se comprometeu a ler e você começa de forma entusiasmada, cria até uma certa rotina e você fica tranquilo(a) com isso.

Mas um dia, por causa da sua correria, você acabou esquecendo e você relevou isso, depois esqueceu novamente e de repente você já está se culpando por não ter cumprido a sua meta.

E no fim de ano, novamente, você se compromete, porém não cumpre. É um ciclo vicioso que precisa ter um fim certo?

Ler de forma automática não garante entendimento.

Por mais que tenhamos aquele objetivo de cumprir a meta de ler a Bíblia em um ano não te faz mais ou menos piedoso.

Para aqueles que ainda são pragmáticos em realizar coisas a situação piora. Ler a Bíblia todo mundo lê, compreender é para poucos e a revelação especial das Escrituras só é dada pelo Espírito Santo.

Ou seja, criar o hábito de leitura bíblica exige mais do que simplesmente ler, é saber porque está lendo e pedir a Deus em oração para compreender e aplicá-las conforme seu contexto.

Não estou contra planos de leitura bíblica de um ano. É um objetivo excelente e realizável.

Eu tenho um amigo que, após sua conversão, lê a Bíblia profundamente duas vezes em menos de um ano. O plano específico é menos importante do que ler a Palavra de Deus profundamente para crescer em Cristo.

Citando Thomas Brooks:

“Lembre-se, não é uma leitura precipitada, mas meditação séria sobre verdades sagradas e celestiais, que as tornam prováveis ​​e lucrativas para a alma.

Não é o toque de abelha da flor que reúne mel, mas permanece por um tempo sobre a flor, que desenha o doce. Não é ele quem lê mais – mas aquele que mais medita, que irá provar o mais chique, mais doce, mais sábio um cristão fortificado.”

Aqui estão os 04 passos eficazes para ler a Bíblia de forma eficiente em 2018:

1. FAÇA UM PLANO

Don Carson observa: “Ninguém anda em direção à santidade”. Se formos como maria-vai-com-as-outras, seremos varridos pelas correntes da ociosidade e da imoralidade. É sábio fazer planos humildes para se aproximar de Deus e cumprir seus propósitos (Provérbios 6: 6-8).

À medida que você pensa sobre qual plano de leitura você pretende usar, eu encorajo você a olhar para estes preceitos aplicar pra você mesmo:

» Como pastor pretendo ler a passagem que estou pregando o próximo Dia do Senhor. Isso é necessário porque espero viver melhor do que prego. Se eu não estou pregando, eu planejo estudar a passagem de qualquer maneira para tirar o máximo proveito do sermão. Nossa igreja publica o texto de pregação com antecedência, na esperança de que nossa congregação se alimentará do texto e fique com vontade de mais.

» Planejo escolher um livro da Bíblia por mês para estudar profundamente. Em janeiro passado, alguns amigos e eu estudamos o Eclesiastes. Ao longo do mês, lemos e reenviamos, delineamos, traçamos e compartilhamos partes memorizadas. Desta forma, eu posso meditar profundamente em um livro, algo que senti que estava perdendo em outras fases da minha vida. Em alguns meses eu posso fazer vários livros curtos.

2. LEIA EM PARCERIA COM SEU AMIGO(A)

Não trabalhe seu plano sozinho. Encontre um irmão ou irmã em sua igreja de quem você gosta e faça o convite para ler contigo. Compromete-se a pelo menos um mês ou dois, ou o que funcionar para você, mas não faça isso sozinho.

É um benefício imenso ler a Bíblia com os outros. Mais otimizado e a compreensão pode ser mais clara.

Quando leio a Bíblia com os meus amigos, nos reunimos algumas vezes por mês para discutir os livros. Também falamos por Whatsapp para discutir o que estamos aprendendo e o que estamos lutando para entender.

3. LEMBRE-SE DO PORQUE DE LER A BÍBLIA

A razão pela qual lemos a Palavra de Deus não é marcar passagens e e acharmos que estamos realizamos algo para Deus.

A Bíblia não é um fim em si mesmo; Deus sim.

Enquanto planejamos buscá-Lo, devemos vir com o objetivo supremo de amar e obedecer.

Se o seu plano se torna uma armadilha de culpa e desânimo, então faça outra coisa.

Acima de tudo, precisamos nos aproximar de Deus através de Jesus ao longo do ano. E como a Palavra dele nos ensina a fazer isso, aproximemos-nos com grande esperança por promessas como Isaías 55: 1-3 (NVI):

“Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo.
Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.
Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.”

4. FAÇA UM CURSO DE MEMORIZAÇÃO BÍBLICA

Por que memorizar as escrituras sagradas?

Você já deve ter ouvido de muitas pessoas que é importante memorizar versículos da Bíblia.

Muitos dizem que devemos fazer isso para usarmos como escape na hora em que as as tentações baterem em nossa porta, para alcançar um nível de intimidade maior com Deus e muitas outras coisas.

Veja o que John Piper do Desiring God diz neste vídeo:

Memorizar as Escrituras torna a meditação possível: Precisamos guardar a Palavra em nossas mentes para que em ocasiões onde não temos como ler a Bíblia

Por exemplo, meditar na palavra com o que já temos guardado. E a meditação é o caminho para um entendimento profundo da palavra. Então, se você vai meditar na lei do Senhor de dia e de noite (Sl 1:2), se faz necessária a memorização de um pouco das Escrituras em sua mente.

Clique aqui para saber mais.

Um grande abraço, e um 2018 planejado de joelhos, pedindo pra Deus te guiar em todas as suas decisões e ações.

O conteúdo é de responsabilidade do autor.
Fernando Sergio

Fernando Sergio

Empreendedor por natureza e focado em promover o Reino com seu trabalho voltado para o Marketing Digital, decidiu há alguns anos trabalhar de casa pra poder ficar mais perto dos filhos e da esposa. Aprendeu violão com seu primo mas se diz músico não por vocação, mas por persistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *