Sempre é possível mudar
Sim, é possível que tanto nós quanto aqueles que amamos mudem.
Muitos relacionamentos estão findando antes do tempo porque as pessoas estão cansadas de esperar que o outro mude ao menos o suficiente para que a relação não sofra tanto. Muitos estão abrindo mão do amor que possuem para que a dor finde de uma vez – ainda que por alguns instantes – ou que ela diminua a uma intensidade “aceitável”. Pessoas estão deixando de viver por causa disso. Mas, surge um dilema: será que o objeto do meu amor pode mudar?
O Evangelho de Cristo nos ensina a construir relacionamentos saudáveis que se espelham no relacionamento que Ele mesmo tem com o Pai Eterno. Jesus nos ensina a sermos pacientes, longânimes e benignos para com o nosso próximo. Ele mesmo disse que devemos amar ao próximo como nos amamos.
Creio que a grande questão está mais na qualidade do nosso amor do que naquilo que o outro gera em nós. É muito mais o que nós fazemos com o que fizeram conosco do que o que propriamente fizeram conosco. É sabermos amar de uma maneira equilibrada, consciente e verdadeira, fazendo com que o nosso próximo veja em nós uma prontidão para fazê-lo feliz. Isso é que está faltando: mais expectativas em nossas mudanças do que nas mudanças em quem nós amamos.
E sim, é possível que tanto nós quanto aqueles que amamos mudem. Basta que sejamos o ponto de partida para a mudança no relacionamento. Se você se prontificar a perdoar, amar e cuidar, eu creio que colherás isso na relação. Se você reconhecer os seus erros se tornará no exemplo e poderá influenciar a quem ama para que faça o mesmo. Parte sempre de nós o que esperamos do outro e quando fazemos, evidenciamos que este é de fato o melhor caminho a seguir.
Seja a mudança que queres ver em quem ama, pois isso é poderoso para produzir a mudança que tanto desejas. Se realmente é possível mudar, não percamos tempo: vamos mudar para melhor e tornar o objeto do nosso amor no alvo de todo o bem e todo o sentimento livre que há em nós! Amar faz tão bem que nenhum ser humano deve abrir mão do sacrifício de uma mudança para experimentar mais e mais os benefícios e as bênçãos do amor.
Um abraço,
* As opiniões expressas nos textos publicados são de responsabilidade dos autores
e não refletem a opinião do Itinga Gospel.
autor(a)
Maycson Rodrigues (+ artigos)
30 anos, é casado com Ana Talita, estudante de Teologia Reformada e estuda Filosofia na UFRJ. É compositor, escritor e músico e trabalha no ministério paraeclesiástico e missionário chamado Entre Jovens. Recentemente publicou um livro intitulado “Aos maridos: princípios do casamento para quem deseja ouvir”.