VÍDEO/CLIPE

Cláudio Duarte: “A única maneira de ser emocionalmente transparente é se expondo”

De acordo com o pastor, a falta de “nudez”, ou transparência, pode afetar relacionamentos — sejam eles entre casais, filhos ou amigos.
De acordo com o pastor, a falta de “nudez”, ou transparência, pode afetar relacionamentos. (Foto: Reprodução)
De acordo com o pastor, a falta de “nudez”, ou transparência, pode afetar relacionamentos. (Foto: Reprodução)

Em sua pregação durante a conferência Família Oficina do Amor, o pastor Cláudio Duarte falou sobre o quanto a falta de “nudez”, ou transparência, pode afetar relacionamentos — sejam eles entre casais, filhos ou amigos.

Ele observa que antes de criar o homem, Deus criou um ambiente para ele viver. “Na ótica de Deus, o homem não deve viver em outro lugar que não seja o paraíso. O problema é que o homem tem transformado esse paraíso em inferno, inconscientemente”, disse o pastor.

Quando Adão e Eva pecaram, o paraíso foi quebrado e sua nudez foi coberta. Se aprofundando na questão da nudez, Duarte afirma: “Por que as pessoas têm dificuldade de ficar nuas? Não é só por vergonha ou medo de sua intimidade vazar. Às vezes o assunto é tão delicado que as pessoas pensam: como é que eu vou me desnudar?”

“A única maneira de ficar nu emocionalmente é se expondo. No entanto, a exposição de um problema depende diretamente dos dois lados”, avalia o pastor, exemplificando o caso de pessoas que não conseguem lidar com as confissões do parceiro.

“‘Por que minha mulher não se abre comigo?’ Boa pergunta. A melhor pessoa para responder é você. Está cheio de mulheres que não se abrem para o marido, mas se abrem no gabinete pastoral e falam para eles coisas que quem deveria estar ouvindo era o marido”, disse Duarte.

O pastor observa que muitas vezes facilitamos a nudez dos outros, mas temos dificuldades de aceitar a nudez de nossa própria família. “Se eu não facilitar a nudez das pessoas, se diante de mim elas não puderem ser quem são, vai ser muito difícil ter relacionamentos saudáveis”, explica.

Falando sobre adultério, Cláudio Duarte diz que o erro acontece de maneira gradativa. “Ninguém levanta de manhã dizendo ‘hoje eu vou adulterar’. As coisas vão acontecendo gradativamente, esse é o problema. A mulher tem vergonha de dizer o que sente, seus fantasmas, suas crises e suas dores para o marido. Em contrapartida, o marido também não fala nada. Eles se vestem. Não há nudez entre o casal. E você há de convir comigo que você só fica nu diante de quem você tem muita intimidade. É isso que está faltando”, alerta.

Assista a pregação completa:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *