A Bíblia e o Mundo
“Não fique conformado com este mundo, mas renove o seu entendimento para que tenha a experiência de saber que a…
“Não fique conformado com este mundo, mas renove o seu entendimento
para que tenha a experiência de saber que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável”. (Rm. 12:2)
A Bíblia é o livro mais antigo do mundo.
É, também, o livro mais lido do mundo e o mais vendido da história dos livros, com mais de 2 milhões de cópias vendidas*. Mas, por incrível que nos pareça, muitos cristãos da atualidade não estão mais lendo a Bíblia…
Em minha experiência como cristão, tenho observado que nos últimos dias, os crentes já não examinam mais as escrituras antes de tomar decisões em suas vidas. Já não andam mais com suas espadas “afiadas”. Hoje, com o advento da rápida comunicação eletrônica através das redes sociais, os cristãos buscam soluções rápidas para os seus problemas. Você já percebeu? Ao passo que as redes crescem, a leitura da Bíblia diminui.
Alguns cristãos da atualidade conhecem apenas os melhores “jargões” de suas congregações e, com muita facilidade decoraram o sistema da igreja de hoje. Mas, será que os cristãos de hoje meditam (refletem) mesmo na Palavra de Deus?
Nós do Ministério Adore, uma equipe de voluntários adoradores, costumamos ir há muitas igrejas das capitais e do interior do Brasil. Costumamos ver muitos jovens sem o conhecimento da Palavra de Deus. Sem as suas Bíblias nas mãos. Alguns cristãos têm ido à Casa do Senhor, sem o seu principal CODIGO DE FÉ: a Bíblia. Muitos nunca a leram totalmente ou não extraem dela o que melhor tem para as nossas vidas. Alguns só a lêem mesmo para refutar coisas que não concordam na visão espiritual de outros.
A maioria de nossos músicos já não leva as escrituras para consultá-la ou acompanhar o culto. Alguns músicos e bailarinos pensam que não precisam da Bíblia para ir aos cultos. Nossas reuniões, apesar de serem muito fortes, quase não têm a participação de nossos músicos, dançarinos e demais ministros de louvor e adoração. Esses filhinhos de Deus costumam sumir do culto como ninjas depois da “apresentação”, talvez estejam nos “camarins” ou saíram pela porta dos fundos por causa dos paparazis… Qual será o motivo de tal comportamento? Será a religião, a moda ou será a influência do mundo?
O que está havendo com os adoradores da igreja de hoje?
Será que estamos muito preocupados com as paradas de sucesso, com os shows, novas técnicas de som e imagem, esquecendo-nos da essência do culto, que é a verdadeira adoração?
O livro de Salmos no capítulo 119:5 diz que a Palavra do Senhor é Lâmpada para os nossos pés e Luz para o nosso caminho.
Lembro que quando fui chamado a servir a Jesus, aos doze anos de idade, fui visitado pelo Senhor primeiramente em sonhos.
Nesse sonho recebi o chamado de Deus para a minha vida. Tenho certeza de que a figura muito alva e brilhante que conversou comigo não era anjo, mas o próprio Jesus porque os anjos não são evangelistas, os anjos não pregam.
Procurei um amigo e juntos corremos na igreja e relatamos o fato à professora da Escola Dominical. Imediatamente ela me pediu para ajoelhar e orar com arrependimento. Naquela hora estava feita uma atitude pública de minha fé… Foi rápido. O diferencial nesse comportamento foi a ATITUDE. Uma atitude de fé!
Meu primeiro presente daquela professora depois da oração foi um Novo Testamento. Como eu estava totalmente desesperado pela Bíblia, praticamente “engoli” aquele livro.
A fome de Deus era tanta que li e refiz a leitura daquele NT tantas vezes que já nem lembro mais o número de vezes. Achava ele pequeno demais…
Algumas semanas depois eu necessitava de um segundo presente… Precisava de uma Bíblia maior ou “completa”. Precisa saber sobre o Velho Testamento. Não sabia nada sobre a fundação dos tempos, a criação, Adão e Eva, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Josué, Davi, Salomão, Daniel, Isaias, etc… Precisava ganhar uma Bíblia urgente!
Fui discipulado por missionários batistas norte americanos. Eles entendiam a minha necessidade. Logo, algumas semanas depois de haver nascido de novo, meu segundo presente foi uma flauta doce. Não entendi nada. O que uma flauta doce iria me ajudar para entender o Velho Testamento?
Mas, minha oração de ganhar uma Bíblia continuava… Assim, meu terceiro presente a ser ganho na igreja (pasmem) não foi a tão sonhada Bíblia, foi uma gravata!
Não desisti de orar, depois de seis meses, no dia do meu batismo, ganhei uma Bíblia totalmente nova, grande, bonita e com estudo. Passei a lê-la.
Descobri que eu poderia por a mão no arado, que Deus seria comigo e ponto final. minha família fora ganha para Cristo. Hoje, somos convidados a pregar em várias igrejas. Muitos frutos são colhidos, novos ministérios são criados, almas são ganhas para Jesus, cristãos desviados dos caminhos do Senhor retornam aos braços do Pai… Mas, nem sempre foi fácil assim. Para levar uma vida de evangelista, é necessário passar por muitas provas e perseguições. Sem elas não crescemos em nossa fé.
Tudo o que me dava forças era aquilo que vinha da Palavra de Deus. Lá eu encontrei conforto, coragem e determinação para manter firme minha fé em Jesus.
Quando adolescente, nos primeiros meses de meu novo nascimento, passava semanas sem ir à igreja, mas a leitura da Palavra não me faltava. Confesso que várias vezes, eu pulava a cerca de minha casa escondido de meu pai, para ir ao culto. Naquele tempo, o preconceito com relação à igreja cristã era bem mais relevante que nos dias de hoje. Quando voltava eu era severamente disciplinado por meu pai. Isso se repetiu por seis meses, até o dia da minha libertação. Não que isso fosse um ato de rebeldia, mas de amor a Deus. A Palavra de Deus diz que mais vale agradar a Deus que aos homens. Para a glória de Deus hoje meu pai serve na Casa do Senhor.
Os Paradigmas da Igreja no Brasil
Passei por várias transformações da igreja e, como músico ou líder de jovens, experimentei vários paradigmas, inclusive exclusões de rol de membros, voz de prisão, etc. Naquele tempo era proibido levantar as mãos, orar em línguas ou fazer acordes e/ou harmonias e ritmos musicais diferentes por exemplo. Usar guitarras e baterias, nem pensar! Todavia, cresci. Venci em nome de Jesus! A Bíblia nunca deixou de ser a minha maior fonte de pesquisa para tantas perseguições e sofrimento!
Hoje vivemos um evangelho que nos dá mais liberdade para cultuar ao nosso Deus. Ainda assim, Bíblia, nos avisa que no mundo teremos aflições. Contudo, a mesma Bíblia nos garante alívio. É de onde virá fé para vencer o mundo. Nela nós encontramos conforto, coragem e determinação para manter firmes nosso coração e nossa fé em Jesus. (Salmos 108).
Firme está o meu coração, ó Deus; cantarei e entoarei louvores
Aprendi muito com a leitura da Bíblia. Aprendi muito com os Livros de Salmos e as Cartas de Paulo.
Aprendi que nascer de novo não é um fim, mas só um começo de uma caminhada de fé! É outra vida mesmo. Tudo se faz novo.
Aprendi na Bíblia que se Cristo nos libertar, verdadeiramente seremos livres!
Aprendi que a leitura da Bíblia nos faz crescer, crescer pra fortificar.
O mundo já era!
Se nós, cristãos, deixarmos de observar os ensinamentos contidos na Palavra de Deus como poderemos santificar os nossos corações e estarmos preparados para responder com mansidão e temor a cada um que nos pedir razão de nossa fé, conforme está escrito em I Pedro 3:15?
Precisamos de Bíblia e não de jargões religiosos.
Será que o mundo, e as coisas que nele há, vai nos convencer a amá-lo? Será que o mundo tem poder para isso?
O mundo e as suas “coisas” são sutis, astutas,
E mais sagazes que uma serpente no deserto…
Filho de Deus, Cuidado com o mundo. “Vigie!”
Jesus nos ensinou que somos a LUZ do mundo. Se ele disse que somos luzes para o mundo, de certo é porque o mundo vive na ESCURIDÃO.
O apóstolo Paulo nos ensinou que não há comunhão da luz com as trevas. Em outras palavras, crente e escarnecedor não se dão. O Mundo não é só escuro, é também imundo. Saia radicalmente daí.
“Aparte-se, diz o Senhor, e não toque em nada que é imundo e Jesus o receberá.” (II Cor. 6:17).
A Bíblia nos diz que se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nesse alguém.
(I Jo. 2:15)
O MUNDO dita as normas e convenções do anticristo para levá-lo à morte!
A BÍBLIA nos ensina o dom da vida.
O MUNDO quer envolvê-lo até enganá-lo de forma sutil na escuridão;
A BÍBLIA não engana. É luz para o nosso caminho.
O MUNDO oferece prazeres que levam para o inferno.
A BÍBLIA oferece prazeres que nos levam para o céu.
O MUNDO não perdoa. Destrói.
A BÍBLIA ensina o perdão. Renova.
O MUNDO não tem licença para entrar na igreja.
A BÍBLIA é autorizada por Deus a viver dentro da igreja (nós).
O MUNDO inventa a moda e a moda escraviza as pessoas.
A BÍBLIA não inventa. A Palavra de Deus é uma só.
O MUNDO mente.
A BÍBLIA é pura. Deus não é homem para que minta.
O MUNDO é profano.
A BÍBLIA é sagrada.
O caminho do MUNDO é imperfeito
A BÍBLIA diz que o Caminho de Deus é perfeito
A Palavra do SENHOR é provada.
REFLEXÃO
A Palavra do Senhor é luz para os seus caminhos? (Sl. 119:5)
A Paz de Jesus!
Convites: [email protected]
Twitter: @MinisterioAdore
———————————————————————————————————————————–
* Informação do site: http://www.zun.com.br/livros-mais-vendidos-da-historia/