ESTUDOS/ARTIGOS

Onde Está a Arca da Aliança?

Onde Está a Arca da Aliança?

Tem havido muita especulação a respeito da localização da Arca da Aliança. A Arca, cujo projeto foi dado por Deus a Moisés, foi construída em madeira de acácia, coberta de ouro, e continha duas tábuas com os Dez Mandamentos inscritos nelas. Foi construída durante o Êxodo e estava no lugar santo do Tabernáculo. Mais tarde, foi colocada no Santo dos Santos no Templo que Salomão construiu. Central à adoração no Templo, ela era aspergida com sangue uma vez por ano no Yom Kippur – o Dia da Expiação – primeiro pelos pecados do sumo sacerdote e depois pelos pecados da nação de Israel.

Mas, onde está ela agora, e quando foi removida do Templo? Tem havido muitos relatos quanto à sua localização, inclusive em especiais na televisão e em filmes. Alguns especulam que ela tenha sido levada para a Etiópia. Outros dizem que foi levada para Roma. Ainda outros afirmam que ela foi roubada pela Babilônia e levada para lá. Entretanto, nenhuma das pessoas que afirmam saber onde ela está jamais a viu.

Falei com dois rabinos e com um expert sobre o monte do Templo, que fizeram declarações publicas, dizendo que estiveram no local da Arca da Aliança. O rabino Yehuda Meir Getz foi, durante décadas, o rabino do Muro Ocidental de Jerusalém. O rabino Shlomo Goren foi o primeiro chefe do Rabinato Militar das Forças de Defesa de Israel e o primeiro a orar junto ao Muro Ocidental, logo após a reunificação de Jerusalém, em 1967. Ele também começou ocentro de treinamento para futuros sacerdotes.

Em 1982, ambos desceram abaixo do monte do Templo, até uma área na qual eles afirmam que a Arca da Aliança repousa atualmente. Quando Gershon Salomon, fundador dos Fiéis do Monte do Templo, foi convidado a se unir a esses dois rabinos na busca, ele ficou tão animado que se esqueceu de calçar seus sapatos antes de sair correndo para o monte do Templo.

Embora tenhamos o testemunho desses homens honrados e dignos de confiança, a questão em último caso se baseia na Palavra de Deus. No Segundo Livro de Crônicas 35.3 lemos que o rei Josias “disse aos levitas que ensinavam a todo o Israel e estavam consagrados aoSenhor: Ponde a arca sagrada na casa que edificou Salomão, filho de Davi, rei de Israel; já não tereis esta carga aos ombros. A palavra para “casa” em hebraico é bayith. Ela pode também ser traduzida por “câmaras”’ ou “quartos interiores”, “calabouço”, ou “o ponto mais baixo”.

Para proteger a Arca de ser roubada por uma dessas nações, o rei Josias – um homem à frente do seu tempo – ordenou aos levitas que pusessem a Arca em um esconderijo secreto e isolado debaixo do que é agora o Domo da Rocha.

O texto não se refere a colocar a Arca no Templo; ela tinha estado no Santo dos Santos do Templo por muitos anos (1Rs 8.2; 2Cr 5). Em vez disso, Josias reconheceu a ameaça representada pelos babilônios e egípcios. Esses dois impérios estavam guerreando um contra o outro naquela época, e Israel foi pego no meio da batalha. Para proteger a Arca de ser roubada por uma dessas nações, o rei Josias – um homem à frente do seu tempo – ordenou aos levitas que pusessem a Arca em um esconderijo secreto e isolado debaixo do que é agora o Domo da Rocha.

Segundo Crônicas 35.3 é a última menção da Arca da Aliança nos livros históricos. Jeremias 3.16 se refere a ela, dizendo que, quando o Messias vier, ninguém mais mencionará a Arca da Aliança. A Arca é um tipo ou uma figura do Messias prometido. Quando o Verdadeiro chegar, o tipo será desnecessário. A passagem final que se refere à Arca é Apocalipse 11.19, que menciona o Templo original dos céus, como tendo sua própria e original Arca do Testemunho.

A Arca da Aliança nunca saiu de Jerusalém. Acredito que ela esteja lá agora, em um esconderijo seguro, secreto, isolado, preparado por Deus através do rei Salomão, para protegê-la até quando seja necessária nos últimos dias, no próximo Templo – o Terceiro Templo, o Templo da Tribulação – que será construído logo depois do Arrebatamento da Igreja. Mas ela não será necessária no Templo do Messias – aquele que o próprio Jesus Cristo edificará depois da Tribulação, aquele de onde Ele vai governar e reinar por 1.000 anos no Reino por vir. (Jimmy DeYoung – Israel My Glory – http://www.chamada.com.br)

 

 

“As opiniões e textos aqui publicados são de total responsabilidade dos autores”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *