ESTUDOS/ARTIGOS

O deserto não é o seu lugar

Estudo bíblico sobre o deserto

TODOS NÓS, SERVOS DE DEUS, PRECISAMOS ATRAVESSAR ALGUNS “DESERTOS.”

(Só não podemos morrer de sede lá. Jesus é a fonte de água viva)!!!

“Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. (Oséias 2:14)

Vamos orar para que nós aprendamos muita coisa com o SENHOR (no deserto)… Assim, quando você aprender a DEPENDER mais do nosso Deus, Todo Poderoso, confiando em suas promessas que são mui ricas, E, PRATICANDO A FÉ COM A LEITURA, MEDITAÇÃO E ORAÇÃO DE FÉ, você VENCERÁ, celebrando ao Senhor com alegria porque passou pelo deserto e foi aprovado!

“Senhor, ensina-me a passar por esse deserto sem murmurações, sem desânimo, sem enfermidades na alma. Que, em nome de Jesus, eu aprenda com a Tua Palavra que mesmo que eu ande no meio do nada, o Senhor é e continua sendo o meu TUDO. Que mesmo no meio de sequidão, me sinta seguro e atraído por Ti. Ainda que eu ande pelo vale. Senhor, guia-me continuamente ao caminho das águas tranqüilas, em nome de Jesus, amém!”

Foi Deus quem criou o deserto. É claro que isso teve alguma finalidade.

O deserto recebe quase nada de chuva do céu. Por causa disso, nesse lugar poucas pessoas conseguem tirar daí seu sustento de vida. Há até lugares gelados como o Deserto da Antártida, o maior espaço gelado e desértico da terra, onde também quase não existe queda de água das nuvens. Aproximadamente 20% da superfície da terra são formados por desertos. Não há vegetação rica no deserto para um repouso confortável debaixo de uma árvore, por exemplo. A fauna de um deserto é composta por escorpiões, répteis como serpentes e lagartos e há também insetos. Durante o dia, alguns desertos sofrem a temperatura de até 50 Graus Celsius durante o pico, chegando a gelado zero grau pela madrugada.

Alguns desertos no mundo

250px-Outback

Vista do Monte Conner, no Outback australiano.

Sahara_satellite_hires

Imagem de satélite do deserto do Sahara.

  • Os 10 maiores desertos do mundo:
Deserto Superfície (km²)
1º Deserto da Antártida (Antártida) 14 000 000
2º Deserto do Saara (África) 9 000 000
3° Deserto da Arábia (Ásia) 1 300 000
4° Deserto de Gobi (Ásia) 1 125 000
5° Deserto do Kalahari (África) 580 000[5]
6° Grande Deserto Arenoso (Austrália) 414 000
7° Kara kum (Ásia) 350 000
8° Taklamakan Shamo (Ásia) 344 000
9° Deserto do Namibe (África) 310 000
10° Thar (Ásia) 260 000

Quando estamos num deserto espiritual, temos a tendência de falar muito e ouvir pouco, mas na verdade, nos desertos tangíveis do mundo, o povo que por ali passa com seus camelos precisa proteger o nariz, olhos, boca e ouvidos contra o pó quente e constante que surge em direção ao rosto. Vida no deserto não tem facilidades. É pé na areia quente e sol escaldante sobre ombros e cabeça.

No deserto todos nós somos tentados a desistir, praguejar, murmurar, lamentar, pedir carne e pão ou retornar para o Egito.

No deserto todos nós somos tentados a achar um culpado pelo sofrimento. É que somos injustiçados, às vezes presos nas emoções que nós próprios criamos. Alguns se apaixonam, gostam do seco, e, por lá ficam, experimentando por anos e mais anos o deserto a amargura. A amargura porém é absolutamente inútil para a vida e totalmente útil para a morte.

No deserto somos confrontados em nosso caráter. Será que somos mesmo fiéis? Podemos nos submeter aos desafios?

No deserto aparecem muitas “miragens”, ou seja, “tentações”. Cuidado com as “miragens”!

As miragens do deserto podem destruir a sua vida. Você será tentado a desistir e até a amaldiçoar a terra em que pisa. Cuidado! Foi Deus quem criou o deserto para Ele cumprir os Seus propósitos.

Nós temos que passar também pelo deserto para sermos tentados.

Nessa hora não existe nada melhor do que a PALAVRA DE DEUS!

Foi assim que o nosso Mestre Jesus ensinou: Fuja das miragens! Corra para os conselhos da Palavra de Deus.

Nenhum conselho é maior que o conselho da Palavra de Deus. Nela você não tem dúvidas. Você não se engana;
Não basta apenas ler religiosamente. É necessário tirar um tempo para aprender a ler a Palavra, e extrair dela o máximo possível de conhecimento para você tomar decisões baseadas no espírito.

Na Palavra de Deus nós encontramos conforto e direção.
Medite nela. Grife tudo o que você possa extrair sobre tribulações, sequidão, tempestades, dor ou angústia.
Aprenda com os profetas maiores e menores.
Aprenda com Jesus e os apóstolos.

Paulo foi o homem mais atribulado dos apóstolos para desenvolver o seu ministério. Ele nos deixou um legado de lições sobre como atravessar as tribulações, perseguições, tempestades e secas. O Apóstolo Paulo nos dá uma grande lição: SER CRISTÃO NÃO É FÁCIL! MAS, VALE A PENA!

A igreja moderna costuma relacionar deserto com falta de dinheiro, mas nem sempre o é. Poderá haver sequidão de outras coisas na vida do homem. Há muitos desertos emocionais, nos quais as pessoas não conseguem mais amar, nem deixarem ser amadas. Mas, como disse Davi: O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ! (Sl. 23).

Leia as cartas de Paulo e deixa Deus agir poderosamente na sua vida!

“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade”.(Filip 4:12)

Não esqueça de Jesus!

Ele também passou pelo deserto. Mas, havia uma lição para nós: A tentação!

Somente a Palavra de Deus para nos dar a comida e a bebida no deserto emocional, espiritual ou até mesmo financeiro que estivermos passando.

Então, quando você encontrar a direção certa (na Palavra) você vencerá as miragens e será aprovado!

O Deserto é um grande e necessário aprendizado. Mas, ele não serve de justificativa para que nós abandonemos o ministério que Deus tem em nossas vidas!

Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.( Lucas 4:4)

Façamos como Jesus: confronte as propostas maliciosas do deserto com a Palavra de Deus e retornemos para a Casa do Pai.

Então quando você for aprovado e tiver APRENDIDO mais sobre os mistérios de Deus, você vai ter respaldo na Palavra Dele para ENSINAR as outras pessoas em como caminhar no deserto sem nenhuma ferida causada pela prova.

Leia ainda hoje o salmo 23

“Ele me faz repousar em pastos verdejantes”.

Deus abençôe.
Fiquem na Paz.

autor

Claudio Santos

Claudio Santos

MBA Gestão de Projetos e Gestão Estratégica de Pessoas. Estudante de Psicologia Pastoral, Com 30 anos de vida cristã, Claudinho, além de pastor é músico, conferencista. Membro da Produção do filme cristão “Finding Josef”.

+ artigos – blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *