Pessoas que frequentam regularmente a igreja são mais confiáveis
Estudo de Antropologia Evolucionária analisou grupos de católicos, protestantes e hindus
Uma pesquisa conduzida por Eleanor Power, pós-doutoranda no Instituto Santa Fé, no Novo México, EUA, concluiu que as pessoas que frequentam regularmente a igreja são vistas como “mais confiáveis”.
Decidida a entender o que estava por trás da fé que motivava ações como fazer uma peregrinação ou frequentar encontros religiosos regularmente, Power decidiu acompanhar a vida em comunidades no sul da Índia.
Durante dois anos, ela juntou a grupos que caminhavam longas distâncias para visitarem lugares de devoção religiosa. A região estudada por ela tem uma população mista de hindus, católicos e protestantes.
“Eles também eram vistos como tendo uma boa ética de trabalho, sabiam dar bons conselhos, eram generosos e demonstram ter um bom caráter”, destacou Power.
Isso é conhecido como a “teoria da sinalização”, conforme o qual embora seja difícil ter confiança nas intenções das outras pessoas, podemos adquirir essa confiança se existem sinais claros que um indivíduo é capaz de demonstrar algum grau de compromisso, explica.
Ao gerar confiança nos outros com suas ações e intenções, a pessoa poderá ser mais capaz de estabelecer relações fortes com os outros membros da sociedade, resume Power. Com informações Christian Post