Lula diz que seu governo foi “obra de Deus”
Ex-presidente está percorrendo o Brasil fazendo comícios
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem percorrendo vários estados do Brasil fazendo discursos que podem ser caracterizados como “pré-campanha”.
No mais recente, que encerrou sua passagem por Minas Gerais, ele falou durante mais de uma hora a algumas centenas de militantes na Praça da Estação, centro de Belo Horizonte.
No mesmo horário, perto dali, na Praça Sete, os membros do movimento Direita Minas – grupo pró Jair Bolsonaro – fazia uma manifestação contra o petista.
Após enfileirar uma série de meias verdades e criticar a Lava Jato, dizendo que a força-tarefa lhe deve desculpas, Lula fez uma análise nada sensata de seus oito anos de governo, distorcendo fatos e repetindo conhecidos chavões petistas.
“Sair da presidência da República, depois de 8 anos de mandato, com 87% de ‘bom e ótimo’ só pode ser obra de Deus. Obviamente que a Dilma ajudou muito”, afirmou.
Esse tipo de retórica religiosa é o mesmo usado no mês passado em Pernambuco, quando
afirmou que não teria chegado onde chegou “sem o dedo de Deus”.
Repetidamente denunciado por delatores e alvo de várias operações da Polícia, Lula poderá ser impedido de concorrer à presidência no ano que vem. Devido à sua condenação na Operação Lava Jato, por corrupção e lavagem de dinheiro, pode ser enquadrado na lei da ficha limpa.
Durante a caravana, o político, que aparece bem nas pesquisas, afirma que a única maneira de impedir que ele volte ao Planalto é o derrotando nas urnas.
Assista (a partir de 26 minutos):