Senado aprova Comenda Daniel Berg e Gunnar Vingren para destacar ações religiosas e sociais
Proposta foi feita pela senadora assembleiana Eliziane Gama, do Maranhão
O Senado aprovou, nesta terça-feira (28), projeto de resolução (PRS 2/2023) de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) que cria a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. De acordo com a parlamentar, o objetivo da premiação é destacar pessoas e instituições responsáveis por ações religiosas e sociais, especialmente no âmbito da filantropia.
A comenda que será concedida pelo Senado leva o nome de dois missionários da Suécia que chegaram ao Brasil em 1910. A senadora conta que Daniel Berg e Gunnar Vingren vieram ao País ‘sem saber uma palavra em português, mas decididos a pregar o evangelho’.
“A comenda busca reconhecer uma história de fé, de luta e de muita dedicação, bem como incentivar o desenvolvimento de relevantes ações religiosas e sociais, com destaque na área da filantropia”.
Ela também lembra que Gunnar e Vingren fundaram em Belém (PA) uma igreja chamada Missão de Fé Apostólica, que em 1918 passou a se chamar Assembleia de Deus.
“Vivemos em uma nação ainda marcada pela pobreza. Muitas vezes, em comunidades carentes, o amparo religioso é decisivo para que seja possível reunir forças e seguir em frente”, disse Eliziane Gama.
Conselho
De acordo com o projeto, será criado um conselho — formado por senadores — que definirá as pessoas ou as instituições que receberão a comenda por suas ações religiosas e sociais, com destaque para a área de filantropia.
A Comenda, acompanhada da concessão de diploma de menção honrosa, será concedida anualmente pela Mesa do Senado até três pessoas físicas ou jurídicas, durante sessão especialmente convocada para esse fim.
O conselho será formado por um senador de cada um dos partidos com assento na Casa, e esse colegiado seria renovado a cada dois anos.
Texto e foto cedidos por: Assessoria senadora Eliziane Gama/ Com informações da Agência Senado