Morre Irmão André, o fundador da Portas Abertas
O fundador da Portas Abertas dedicou a vida a milhares de cristãos perseguidos em todo o mundo
Faleceu nesta terça-feira (27), Anne Van der Bijl, conhecido mundialmente como Irmão André. O fundador da Missão Portas Abertas, que atende cristãos perseguidos por sua fé em mais de 60 países, tinha 94 anos.
De acordo com as informações oficiais da organização, o falecimento aconteceu em sua casa em Ermelo, na Holanda.
Fundada em 1955 com propósitos evangelísticos e de direitos humanos, a Portas Abertas é considerada o mais antigo ministério internacional em favor da Igreja Perseguida. Atualmente, a missão conta com mais de 1.400 colaboradores globalmente.
Em 1967, Irmão André lançou o seu livro “O Contrabandista de Deus”, escrito com os jornalistas evangélicos John e Elizabeth Sherrill, onde relatou suas aventuras missionárias passando por guardas de fronteira com Bíblias escondidas em seu Volkswagen Beetle azul. A obra vendeu mais de 10 milhões de cópias e foi traduzido para 35 idiomas.
Posteriormente, outros missionários foram inspirados a contrabandear Bíblias, e o recurso gerado pelas vendas dos livros serviu de financiamento para o ministério Portas Abertas. Irmão André conseguiu chamar a atenção evangélica para a situação de diveros cristãos em situação de perseguição em países onde a crença e a prática cristãs eram ilegais.
Apesar de não ter um número exato sobre a quantidade de Bíblias que Van der Bijl levou para a Polônia, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Alemanha Oriental, Bulgária e outros países do bloco soviético, as estimativas chegam a milhões. No entanto, Irmão André disse em uma entrevista em 2005, não ter considerado importante uma estatística exata. “Nós não contamos… Mas Deus é o contador perfeito. Ele sabe”, afirmou o fundador da Portas Abertas.
Redação CPAD News com as informações Portas Abertas e Christianity Today