Cristãos finlandeses são detidos na Malásia por distribuir material religioso
KUALA LUMPUR, Malásia (Reuters) – A polícia da Malásia informou que quatro turistas da Finlândia foram presos por distribuir material cristão em lugares públicos em uma ilha do resort.
O chefe de polícia da ilha de Langkawi, Mohamad Iqbal Ibrahim, disse que as duas mulheres e dois homens foram detidos na terça-feira em seu hotel depois que a polícia recebeu denúncias sobre eles. Ele disse que a polícia apreendeu 47 canetas com versículos bíblicos e 336 cadernos contendo textos da Bíblia.
A polícia obteve uma ordem judicial na quarta-feira para manter os quatro, incluindo um casal, por sete dias enquanto eles são investigados.
Mohamad Iqbal disse que os finlandeses, com idades entre 27 e 60 anos, chegaram a Langkawi no domingo e planejavam sair na quinta-feira. Ele disse que estão sendo investigados por supostamente causar desarmonia e violar seu status de visto.
A proselitização de muçulmanos por membros de outras religiões é proibida na Malásia, embora o contrário seja permitido. Os muçulmanos, que compõem quase dois terços dos 31 milhões de habitantes da Malásia, também não têm permissão legal para mudar de religião.
O Ministério de Relações Exteriores da Finlândia confirmou que quatro de seus cidadãos foram detidos na Malásia, mas se recusou a dar detalhes.
A agência de notícias finlandesa STT informou que um dos detidos pertence a Joosua Missio, um grupo de jovens cristão finlandês conhecido por promover estilos de vida saudáveis e visitar os festivais de música do país nórdico com seu próprio ônibus “Finland to Jesus”.
Fonte: CBN News