ESTUDOS/ARTIGOS

O tratamento de Deus na vida do profeta

Por Sidnei Osvaldo Ferreira

220x120xelias-no-ribeiro-de-querite-220x120.jpg.pagespeed.ic.ZyzjAHqxyU
Introdução: Elias foi um dos maiores profetas de Deus, que surge de repente, ou seja, não existe menção alguma sobre sua descendência genealógica, nem muito menos uma citação sobre sua chamada, consagração e ordenação profética, enfim, não há uma grande bibliografia exaustiva da vida passada de Elias, no entanto, há uma referência a sua origem, ele era de Gileade terra abençoada e consagrada. Deus pode até usar pessoas sem historias, mas não usa ninguém sem referencias, ou seja, sem coberturas espirituais.

Deus levantou um homem desconhecido, de um lugar desconhecido (Tisbe) para mudar a historia de Israel. Elias foi levantado para combater a corrupção moral e espiritual da nação na época da liderança do Rei Acabe. Elias profetizou no palácio do rei, o juízo divino sobre a nação de Israel, uma seca que duraria três anos e meio. Logo em seguida Deus o tirou do palácio por meio de uma direção divina e o levou para o deserto para ser tratado pelo todo poderoso nas margens das torrentes de querite.

Tema: O tratamento de Deus na vida do profeta

I.  O tratamento de Deus ocorre em lugares inesperados.

  1. Deus tratou Elias no Deserto e não no palácio. O ribeiro de querite era no deserto, Você está preparado para servir a Deus em qualquer lugar? Ou somente nos palácios?
  2. Deus tratou Elias nos ribeiros e não em rios. O ribeiro de querite era um riacho de água só ativado em tempos de chuvas, você está preparado para servir a Deus nas pequenas coisas? Ou somente nas grandes coisas?

II. O tratamento de Deus ocorre de formas particulares:

  1. Deus tratou Elias individualmente (Sozinho). Às vezes Deus nos levar a situações para termos um particular pessoalmente com ele sem interferências, portanto ainda que você venha se sentir sozinho saiba que você não está abandonado.
  2. Deus tratou Elias especificamente (Escondido). Às vezes Deus nos esconde, ou seja, nos leva para lugares isolados e nos deixa no anonimato, porque antes de trabalhar por nós ele deseja trabalhar em nós.

III.  O tratamento de Deus ocorre de maneiras inimagináveis:

  1. Deus tratou Elias com a ajuda de Corvos. Os corvos são animais descritos nas leis como imundos (Lc 11.15). São necrófagos se alimentam de cadáveres e são bichos sinistros e assustadores que abandonam os ninhos e às vezes matam até mesmo os filhotes. Deus poderia enviar codornizes ou pombos, mas corvos? Essa é a forma de Deus agir, e o que podemos aprender é que às vezes Deus envia socorro de onde menos esperamos.
  2.  Deus tratou Elias com a seca do riacho. As torrentes do riacho secaram, mas foi nesse exato momento em que Deus apareceu novamente e lhe deu uma nova direção. Quando velhas portas se fecham é porque novas portas estão prestes a se abrirem. As fontes das finanças, negócios, projetos e sonhos podem até secar, mas saiba que a fonte da graça de Deus sempre continuará jorrando maravilhas.

Conclusão: Querite foi o lugar de tratamento, um campo de treinamento que ensinou a Elias que a direção de Deus sempre nos garante a provisão do alto. Que realmente vale a pena obedecer e crer naquele que tem todo o poder e que sabe exatamente o que faz.

Elias antes dos ribeiros de querite era conhecido apenas como um simples  homem de Tibet, mas somente  depois desse lugar de tratamento ele se tornou reconhecido perante todos  como: “o homem de Deus”.  Seja qual for o seu ribeiro de querite, saiba que toda provação de Deus é para nossa promoção, pois Deus não usa ninguém sem ante tratá-lo pessoalmente e particularmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *