NOTÍCIAS

O cristão deve comemorar o Natal?

Líderes evangélicos divergem sobre o assunto

Há séculos se debate se os cristãos devem ou não comemorar o Natal. O motivo é a constante associação da data escolhida (25/12) com o culto pagão ao deus-sol. Nesta data os povos antigos celebravam a saturnália e o solstício de inverno. O nome saturnália refere-se ao deus saturno ou as festas em sua honra.

Jesus foi identificado nos primeiros séculos com o deus-sol. Tertuliano, um dos principais teólogos da época já ensinava que o sol não era o Deus dos cristãos. O costume de trocar presentes era, segundo Tertuliano, parte da saturnália. Portanto, o costume de dar presentes de natal não é originalmente ligado ao relato de Jesus recebendo algo dos magos.

A Igreja Católica oficializou a celebração de Natal no terceiro século e o que era pagão, foi cristianizado. Com a reforma protestante, a maioria dos costumes de final de ano foram preservados.

No Brasil, o apóstolo Rene Terra Nova tem divulgado uma campanha de “esclarecimento”. Em seu site oficial, ele publicou um longo texto intitulado “Por que não celebramos o Natal”, onde aponta uma série de motivos pelos quais os cristãos não deveriam celebrar a data. Ele escreveu:

“O Natal, atualmente comemorado em 25 de Dezembro, é uma festa pagã e não tem a aprovação de Deus; Jesus não está nesse negócio. Uma festa que nada tem a ver com Jesus, é pagã. Não é agradável ouvir essas coisas, mas precisamos arrancar toda mentira na qual estávamos vivendo… Jesus não está aí, tal adoração é para um santo católico chamado Nicolau, que é Papai Noel. A aceitação é quase cem por cento, porque incutiram isso na nossa mente quando éramos crianças. Mas, Deus levantou um povo para desmascarar o inimigo. Deus quer nos ver esclarecidos e em equilíbrio espiritual. Todo esse paganismo não é um equívoco, é uma mentira. Equivocar-se com algo é uma coisa, mas conscientemente fazer uma aliança com o inimigo, com a idolatria e com os deuses pagãos, não é um equívoco; ensinar tudo isso para as nações da terra é querer enganá-las e prendê-las debaixo de um jugo. Roma fez isto. Iludiu as nações da terra pelo mesmo principado que agia desde a Babilônia”.

Para Terra Nova, é uma questão espiritual e que todo cristão deveria estar alerta para o que realmente acontece nessa época do ano, reiterando que “muitos resistiram e morreram durante esse contexto histórico, porque não se submeteram a tamanha aberração, dizendo que não aceitavam o paganismo. Cristãos europeus também resistiram e muitos, ao longo da história, morreram ao fio da espada ou enforcados, e o argumento de Roma era que eles não eram cristãos”.

O teólogo Augustus Nicodemus, por sua vez, já publicou diversos estudos sobre o assunto. A opinião dele, e dos evangélicos mais conservadores é que o foco não deveria estar na data e sim na pessoa de Jesus. Embora reconheça que a data do nascimento não é 25 de dezembro, a questão principal está relacionada com o significado da vinda de Jesus, o Salvador.

2 thoughts on “O cristão deve comemorar o Natal?

  • Frankmar Corrêa

    Natal na Igreja Antiga.

    Clemente de Alexandria (150dC) chegou a declarar que os teólogos Cristãos do Egito “não guardavam nenhum dia do ano a não ser o Natal do Senhor” [conf. o Stromata (I.21)]1. Esses cristãos, na Antiguidade já celebravam o Natal.
    Alguns Cristãos Antigos Comemoravam o Natal 6 de Janeiro.foi no Seculo IV que o Natal passou a ser comemorado 25 de Dezembro.

    Resposta
  • Frankmar Corrêa

    Natal.

    O Natal é a data que se comemorar o Nascimento de Jesus.

    Na verdade Jesus já existia no Céu como Deus Filho.porem Deus Filho veio a esse mundo nascendo como Humano para Salvar os Humanos.por isso os Cristãos comemoram o Natal.
    O Nascimento de Jesus foi comemorado pelo anjo de Deus que aos pastores e disse-lhes: “Não temais, eis que vos trago boa nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:11). Os Anjos no Céu comemoraram:Glórias a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lucas2:14).
    Celebrar o Natal de Jesus é lícito e conveniente ao cristão, O Natal é uma festa legitimamente cristã, o Nascimento de Jesus também foi comemorada pela família de Jesus, em uma casa, juntamente com sábios do Oriente, cerca de dois anos após seu nascimento de Jesus (Mateus 2:1-16).

    Natal na Igreja Antiga Cristã.

    Clemente de Alexandria (150dC) chegou a declarar que os teólogos Cristãos do Egito “Não guardavam nenhum dia do ano a não ser o Natal do Senhor” [conf. o Stromata (I.21)]1. Esses cristãos na Antiguidade já celebravam.
    Alguns Cristãos Antigos Comemoravam o Natal 6 de Janeiro.foi no Seculo IV que o Natal passou a ser comemorado 25 de Dezembro.
    Alguns dizem a Mentira que o Natal surgiu no Século IV de uma Festa romana de Adoração só sol porém isso é Mentira.porque existe documentos Cristã antigos do Ano 200,Começo do Século III que provam que Cristãos já observavam o Natal como citação de Clemente de Alexandria.

    A importância de se comemorar o Natal é recordar que Jesus se fez Humano para vir ser nosso Salvador é por isso é motivo de felicidade e motivo para comemorar.

    Práticas e símbolos do Natal.

    Ceia de Natal

    Era costume na Europa, onde as gente costumavam manter a porta das suas casas abertas para receber viajantes a Noite.
    A Ceia de Natal. simboliza a união e a confraternização das famílias.na véspera de Natal, os familiares se reúnem à mesa para a ceia de Natal.

    Árvore de Natal

    Relatos históricos dizem que primeira árvore de Natal surgiu no norte da Europa no século XVI.
    origem da árvore de Natal veio do conceito das Árvores do Paraíso. Que eram utilizadas em representações medievais que eram feitas na frente de Igrejas Cristãs na véspera de Natal.
    No calendário da igreja primitiva de santos, 24 de dezembro era o dia de Adão e Eva.,a Árvore do Paraíso representava o Jardim do Éden. Essas representações eram como um uma jeito de contar as histórias da Bíblia para as gente que não sabiam ler.

    Bolas.

    As bolas coloridas que decoram a árvore de Natal representam os frutos das árvores.

    Anjos.

    São usados para lembrar de Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria à luz a Jesus e os
    os anjos Foram os mensageiros de Javé Deus que anunciam ao povo o nascimento de Jesus.

    As estrelas.

    estrelas de Natal representam a estrela que indicou aos reis magos onde Jesus estava, pois queriam adorá-lo e dar presentes.

    Sino

    O sino de Natal é o símbolo que representa o anúncio do nascimento de Jesus.
    Usados na decoração das árvores de Natal e das portas.

    Velas.

    Dizem que na Alemanha, um senhor costumava colocar velas na sua janela para iluminar o caminho dos viajantes a Noite
    Assim, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida dos humanos, porque Jesus veio para vencer as trevas.
    velas acesas na noite de Natal representam Jesus que é a luz do mundo.

    presépio.

    Francisco de Assis foi primeiro montar um presépio no século XIII, na Itália, Francisco quis recriar a cena do nascimento de Jesus para explicar para o povo como teria acontecido.

    Papai Noel.

    Papai Noel é baseada Bispo Nicolau que viveu na Turkia no Século IV que dava moedas próximas às chaminés de gente anmais necessitadas e o Bispo Cristão Nicolau era muito querido por crianças.Bispo Nicolau era um Cristão seguido de Jesus Cristo:O Filho de Deus.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *