ESTUDOS/ARTIGOS

Lobos e Ovelhas, da Rebelião ao Novo Nascimento, Parte Final

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver…

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3;3).

Esta é a última parte do artigo Lobos e Ovelhas escrito em três partes. Nos dois artigos anteriores falamos sobre a infiltração de lobos assediadores em meio às ovelhas. Que, estes mascarados, não são do reino dos céus, mas do reino das trevas.
E, depois dissertamos um pouco sobre as ovelhas perdidas de Israel, aquelas que estão até dentro do rebanho, mas infelizmente andam perdidas ainda que frequentando igrejas, não estão longe, mas vivem buscando fortes emoções através de pecados voluntários, principalmente os pecados de ordens sexuais como adultério, prostituição, impureza e lascívia (sem arrependimento). Todos estes pecados, é claro estão diretamente relacionados a outros como a mentira, soberba e idolatria e o orgulho.

Claro que foram assuntos daqueles que confrontam e silenciam a igreja. Difíceis de ouvir “amém”, lógico, mas são necessários para a salvação, cura, e a libertação do povo de Deus, sem necessidade daquele “exorcismo” religioso dos cinemas, pois como disse João: “o conhecimento da verdade, é que libertará”(João 8:32).

Muito bem, o ORGULHO que foi o assunto que fechou o estudo da semana passada, assim como a inveja, são pecados silenciosos, por isso, os mais terríveis que o ser humano carrega escondidos em seus corações. Estes pecados, apesar de serem ignorados por muitos líderes, são responsáveis por destruição de vidas, relacionamentos, famílias, lares, ministérios e até congregações. Deles originam-se as rebeliões e as divisões através de contendas, emulações, porfias, pelejas e dissensões.

Estas maldições tiveram início no céu, com a rebelião de Lúcifer (em hebraico, heilel ben-shachar, Anjo Querubin, Portador de Luz. Hoje, depois de caído do céu é chamado de Diabo, que significa Acusador ou Satan, Shai’tan em hebraico, que significa inimigo).

“E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” (Is. 14:13 e 14).

Ler também:

Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus; (Ezequiel 28)…

A soberba precede a ruína! Isto é um fato. E, contra fatos não há argumentos. (Pv. 16:18).
Em Gálatas 5:19 continuamos a ler outros frutos da carne praticados por muitas ovelhas, para os quais não são dadas as importâncias devidas como a IDOLATRIA, um vicio religioso exaustivamente tocado por vários autores no Brasil, por isso resumirei construindo um conceito bem definido sobre isso. A idolatria, existe desde o Egito. Ela é tudo aquilo que substitui o altar do Deus Verdadeiro por outros altares adúlteros (fora do trono de Deus) ou prazeres carnais como os sexuais dissertados na semana passada. Todo idólatra voluntário ou involuntário é praticante de uma rebelião, e, toda rebelião é como a FEITIÇARIA, que significa o sentido contrário do caminho certo! É triste ver que isto não está apenas dentro das filosofias de religiões consideradas pagãs pelo catolicismo ou pelo cristianismo evangélico, mas quando não se concorda com a oração de um pequeno irmão, fazendo uma oração contrária àquela, a função involuntária é espiritualmente tratada como feitiço, que é o mesmo que rebelião ou idolatria, todos ligados ao orgulho ou à inveja, que por suas vezes estão ligados às dissensões, facções, inimizades, porfias, contendas e, voltam-se todos para o círculo vicioso destes ‘pecadinhos’, que são frutos da carne…

Para ler mais sobre como vencer o pecado da INVEJA, clicar aqui:http://adoracaomaisprofunda.blogspot.com.br/2012/10/os-frutos-da-carne-nao-sejamos.html

IRA: A ira é um fruto da carne que também escraviza o ser humano. A ira é a falta de controle do temperamento, ausência de um dos frutos do espírito mais importante da vida de um cristão, (temperança ou longanimidade). IRA É PECADO! Jesus é longânimo em perdoar e devemos imitá-lo. O pecado da ira pode gerar grandes transtornos emocionais e físicos para a vida de um cristão como a falta de perdão, o rancor, ódio, depressão, amargura, desejo de vingança e sentimentos de mágoa que refletirão de maneira nociva nos órgãos, tecidos, ossos e células do corpo humano.

Para ler mais sobre como vencer o problema da AMARGURA, clicar aqui: http://adoracaomaisprofunda.blogspot.com.br/2012/02/livre-se-da-ingratidao-parte-i.html

HERESIAS: são falsos ensinos, falsas profecias, uma perversão voluntária dos ensinamentos do evangelho pleno que vai além da salvação em Cristo. É algo que alimenta o ego do pregador, líder de seitas, etc. É trocar a Bíblia e criar uma nova bíblia ou livro de ordem espiritual coercitivo, manipulativo. Heresias não são práticas modernas, e foram severamente combatidas pelo catolicismo poderoso da era medieval. É, contudo o que mais temos nos dias de hoje, inclusive dentro do evangelho que estudamos como “evangelho instantâneo e/ou conveniente”. Não deixa de ser um pecado da carne, portanto não herdarão o reino dos céus os que tais práticas executam, ainda que cheios dos mais convincentes argumentos práticos sejam empíricos, científicos/teológicos ou religiosos. Cuidado com os falsos profetas! Por natureza, o herege é um mentiroso. Aprendeu a mentir desde criança e nunca mais se libertou do pecado da MENTIRA. Os hereges ficarão do lado de fora do reino dos céus. De acordo com a Bíblia, o herege é severamente chamado de amaldiçoado.

“Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (Apoc. 22:15).

Quando o homem é escravo da mentira, sua alma acostuma com isso. Portanto para ele, de tanto repetir e repetir o seu discurso, a mentira já é uma “verdade” até o dia da liberação pela VERDADE, JESUS (se houver tempo).

Disse o apóstolo Paulo:
“Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema=amaldiçoado. (Gal. 1:9)

HOMICÍDIOS: pecado que teve arquitetura na mente do diabo (mata, rouba, destrói). Foi praticado pela primeira vez na terra através de Caim por causa da inveja. A voz do sangue de uma vítima de homicídio chega aos ouvidos de Deus. (Gen. 4:10). NÃO HÁ COMO SE ESCONDER DE DEUS!!!

Este mal é precedido de vários outros pecados, e possui várias causas. É o que faz as pessoas se matarem umas as outras, um coração cheio de ira, rancor, ódio, facção (que é fruto da inveja); ganância pelo poder (dinheiro) que é a raiz de todos os males.

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (I Tim. 6:10)

Por causa da maldição do pecado, assim como Caim, ninguém está imunizado contra o homicídio. É como diz Mateus 14:38: orai e vigiai, pois a carne não está pronta! Um pecado chama outro pecado… Vigie por onde estão “passeando” sua mente e os seus pés!!

“Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim. (Sl. 42;7)

Um pouco incomum para a compreensão de um religioso é que há, porém, neste mundo, e, também na igreja, homicídios ministeriais, aqueles em que, por causa do orgulho e falta de sabedoria, assedia-se espiritualmente o cristão torturando-0 e humilhando-o de tal maneira que o seu ministério morra por si próprio (suicídio ministerial), aqueles que não tem a certeza de seus chamados, morrem, ou seja, nunca mais servem a Deus com os seus ministérios. Os que matam trabalhadores das vinhas um dia haverão de prestar contas com o Senhor da vinha.

BEBEDICES: Os que se deixam escravizar pelo consumo de álcool e até drogas também não herdarão o reino dos céus. Pense bem, embriagado é aquele que limita as funções de seu corpo, alma e espírito por ingestões químicas que alteram o comportamento e as suas decisões. A embriaguez não tem origem apenas no álcool como pensam alguns, mas qualquer intoxicação provocada voluntariamente para desrespeitar as leis de Deus para a vida, saúde e ansiedade do homem. A embriaguez pode ser compreendida como embriaguez violenta; embriaguez excitomotora; convulsiva e, finalmente, a delirante. Nada na embriaguez é bom, tudo é nocivo, tanto ao próprio elemento, quanto à família e à sociedade em geral.
Alguns praticantes da bebedeira e da embriaguez dizem que não entregam o dízimo, 10% de sua renda para a igreja que “frequenta”, mas não enxergam alguns destes que muitas vezes até 90% de sua renda lhes são subtraídos nos bares da vida. É do meio da bebedeira que podem surgir outros pecados como a GLUTONARIA (idolatria gastronômica ou exagero patológico).
Só para não embromar mais sobre este pecado, a Bíblia diz que se o frequentador de igrejas está nos cultos mas, é escravo camuflado de álcool e drogas, pode estar dentro dos templos, mas fora do céu.

“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia (Lc. 21:34).

GLUTONARIA: muito praticada era medieval, principalmente na Europa, significava comer, comer, e beber, esvaziando voluntariamente o estômago, através de uma técnica conhecida mundialmente como vômito e, depois voltar à mesa como se o estômago estivesse vazio (um costume que desrespeitava o corpo humano, formado pelo Deus da vida). Em todas os lugares de festas daquele tempo havia muita comida e, por isso havia também, os vomitódromos (cubas, pequenos tanques ou girais para a prática daquele hábito esquisito).
Os glutões precisavam ser obesos, quanto mais obesos, mais parecidos com ursos, portanto mais respeitados supostamente. Por isso os glutões eram conhecidos por suas arrogâncias e egoísmoimpensados. Mas, segundo a narração bíblica este pecado vem desde o tempo de Noé, antes do dilúvio, quando as pessoas não se interessavam por estes assuntos e, infelizmente, se deram mal.

“Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos”. (Lc. 17:27).

Para ler mais sobre os tempos de Noé, clique no artigo abaixo:
http://estudos.gospelprime.com.br/como-nos-dias-de-noe-parte-final/

CONCLUSÃO

Concluo esta série de ensinos, OVELHAS E LOBOS, não para constranger, mas reafirmar que apesar de não serem pregações muito queridas pela congregação, palestras públicas ou evangelismos urbanos de impactos, trazem à luz as verdades sobre o genuíno arrependimento e sobre a necessidade do NOVO NASCIMENTO em Cisto. Estar nos templos não significa entrar no céu! E, esta responsabilidade de anunciar a verdade é atribuída por Deus aos pregadores porque sobre nós pesa esta obrigação (I Cor. 9:16).
Tratamos sobre os frutos da carne, foi difícil de encarar, mas vencemos, certo? Ainda bem que existe a GRAÇA de Cristo para um encontro ou reencontro não sistemático, mas SINCERO com Ele!!!

O pecado não é o fim, pois teve um jeito humilde, mas corajoso de cancelá-lo. JESUS fez isto por nós numa CRUZ. Ai, devemos crer neste sacrifício para remissão em vez de desonrá-lo com a prática voluntária e continuada de pecados, desprezando arrogantemente o amor de DEUS! Jesus representa a fidelidade, justiça e pureza, (I João 1:9), mas existe uma condição para que estes antídotos se instalem na vida do homem: A CONFISSÃO. Ela é o elemento importante para o arrependimento. Sem confissão e abandono do pecado tudo não passa de só mais um processo incompleto de restauração.

ABANDONAR O PECADO É O PRINCIPAL ELEMENTO DE UM PROCESSO DE CURA E LIBERTAÇÃO que começa com o arrependimento, seguido de uma confissão mais profunda, concreta, sincera, transparente, verdadeira. Depois que o homem se arrepende e confessa o pecado, vem o encerramento de uma vez por todas daquela vida de pecado, e isso chama-se de ABANDONO DO PECADO!

Se há um forte desejo do homem pelo pecado e pela morte espiritual, há também, um verdadeiro desejo de DEUS para riscar a cédula de dívida espiritual que era contra o homem.

Ninguém pode declarar “EU SOU LIVRE”, sendo ainda escravo! NINGUÉM PODE SALVAR-SE A SI MESMO! SÓ JESUS PODE CANCELAR TUDO O QUE SE LEVANTAR DE ACUSAÇÃO DO INFERNO CONTRA A VIDA DO HOMEM!

Porque
“Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, SUPERABUNDOU a graça (Rom 5:20).

e,

“a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo” (1Tim. 1:14 ).

 

As opiniões expressas nos textos publicados são de responsabilidade dos autores.

autor

Claudio Santos

Claudio Santos

Líder, fundador do Movimento Adore Days no Brasil. Com 30 anos de vida cristã, Claudinho, além de pastor é músico, conferencista e conselheiro cristão. Coordenador e Voluntário das Missões Adore na Amazônia. Membro da Produção do filme “Finding Josef”. Casado, pai de duas lindas princesas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *