ARTIGOS

Eu te odeio Religião!

“A igreja é gente, são pessoas, é união. Isso nunca vai mudar! Mas a religião precisa acabar! Igreja não precisa…

“A igreja é gente, são pessoas, é união. Isso nunca vaimudar! Mas a religião precisa acabar! Igreja não precisa ser religião. Temos que nos unir e reunir, mas mudar a visão.”

Como está nosso evangelho hoje? Nossas igrejas hoje? Sempre ouço algum pregador falando sobre Deus e ministrando o seu sermão, conforme vou ouvindo às vezes penso: “O evangelho é tão difícil assim?” Ouço debates entre religiões ou assisto essa guerra de ganância entre as igrejas e penso: “O evangelho é confuso assim? São tantas doutrinas diferentes? O evangelho é assim com tantas brigas, regras, rituais ou formas para se alcançar o que precisamos? Lendo os evangelhos sem a religião que está em nós, com certeza teremos a resposta NÃO.

Jesus trouxe um evangelho simples, um evangelho que os doentes podiam receber, que os pobres, analfabetos, os ricos ou os escravos poderiam entender, os únicos que não entenderam esse evangelho eram os religiosos. A religião nos coloca em nosso mundinho, em nossas quatro paredes, em nossas teorias de obrigações e afazeres para um ser superior, fazer coisas que agrade esse ser superior para assim podermos receber dele. A religião cria regras que nos prendem, não que elas não devam existir, mas existem muitas regras e doutrinas que nos separam da realidade, elas tentam nos mostrar o que comer ou não comer, com quem falar e com quem não falar, quem deve ser respeitado e quem não deve, nos traz o segredo e a forma correta de se sacrificar a Deus, de orar e nos preenche de rituais, de formas e de meios que não estão nos levando a Deus, que não estão nos levando a nada, ou estão nos levando a doutrina que Cristo veio acabar, nosso maior ídolo e deus hoje é a religiosidade! Colossenses 2:16 e 17 “Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo

Cristo é a realidade, ele é o exemplo, ele é a forma correta de se fazer, ele é acima da religião, acima das regras da religiosidade! Enquanto ficamos discutindo doutrinas e formas em nosso mundinho, Jesus já simplificou tudo para nós, os religiosos da época sabiam os livros da lei de cor e salteado e Jesus veio dizer em outras palavras: “Parem com isso, parem de brincar de religião, não adianta saber isso de cor e não viver ou viver de forma errada, vou resumir toda essa confusão que vocês estão fazendo, vou mostrar pra vocês o que fazer na prática e façam o mesmo, Deus não tem que ser difícil, é simples, é fácil, vivam isso:”

Mateus 22:36 ao 40 “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei. Respondeu Jesus: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: “Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

Sabe por que eu odeio religião? Por que ela está ligada a obrigações e deveres para que possamos alcançar algo ou ter direito de algo, todas as religiões estão baseadas nisso, mas Jesus não, ele não era um religião, ele não era o Cristianismo ou o Judaísmo, Jesus era o amor. A religião crucificou Jesus porque não achou que Deus era assim, que ele dava amor e queria nos ensinar a amar, a religião acreditava que para ser santo era necessário ficar longe de todos, sempre estar no templo, não comer isso ou aquilo, a religião reconhecia e respeitava as pessoas por cargos e outras coisas mais, só que Jesus fez o oposto, ser santo para Jesus era comer com pecadores, ao invés de ficar o tempo todo dentro de um templo, Jesus saia para demonstrar generosidade aos pobres, ele mostrava que quem devia ser respeitado e honrado eram todas as pessoas, o escravo, o cobrador de ônibus e até seu vizinho fofoqueiro, pois todos são importantes, e a forma de ser grande é servindo os outros. Jesus mostrou que para amar a Deus não era com sacrifício ou obrigações, mas amando o próximo de coração, temos que ajudar porque nos importamos com o outro, a forma de se entregar para Deus é fazendo para a pessoa ao lado, para quem necessita, fazendo o bem para a todos , para o planeta, para o nosso próprio corpo, essa é a verdadeira adoração a Deus! Por que eu não fumo? Porque eu me amo, Deus me deu esse corpo, eu tenho que cuidar de mim! Por que eu não minto? Por que eu me amo, eu amo meu próximo, enganar o próximo é atrasar a vida da pessoa, é prejudicar alguém, não vou fazer isso!

Jesus está acima da religião. A igreja não tem que acabar, nós não precisamos parar de cultuar, de nos reunir, lógico que não. Temos que continuar e aprender sobre Deus, aprender como fazer o bem para o nosso próximo, podemos cantar para Deus lá, isso tudo é lindo, temos que continuar ofertando com alegria para a obra de Deus, isso não pode acabar, mas temos que mudar a visão, precisamos ser mais Jesus fora da igreja, precisamos sair das quatro paredes e amar mais, precisamos de menos cultos e mais obras, precisamos de mais respeito com as pessoas fora da igreja, precisamos ter uma nova visão, a visão de que a igreja não é o templo e nosso céu egoísta, mas que a igreja está no mundo, andando com pecadores, demonstrando amor para todos, sendo sustentável, fazendo política com dignidade e mais e mais que Cristo ensinou, vamos sair dos limites da religião. Vamos ao invés de fazer uma marcha “contra os homossexuais” e a favor da família nos importar em fazer uma marcha contra a fome, contra a corrupção, contra a desigualdade, essa é a igreja que Jesus espera, ser Jesus aqui sem hipocrisia da religião. Tiago 2:18 “Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.”

Deus abençoe.

“As opiniões e textos aqui publicados são de total responsabilidade dos autores”

autor(a)

Victor dos Santos

Victor dos Santos

Victor dos Santos, 19 anos, mora em Santo André-SP. Bacharel em Logística e cursando teologia na Universidade da Bíblia. 1 João 2:14 “Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno. ”

+ artigos – blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *