ESTUDOS/ARTIGOS

Espírito, alma e corpo

Por Claudio Santos

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da ALMA e do ESPÍRITO, e das JUNTAS e MEDULAS, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb. 4:12)

Se você pensa que cuidar somente da sua vida espiritual é suficiente para uma vida plena, abundante e repleta de saúde, alegria e qualidade de vida, sugiro rever os seus conceitos bíblicos acerca disso.

Hoje vamos refletir sobre o EQUILÍBRIO de três importantes elementos do ser humano, corpo, alma e espírito, pois já vi muitos cristãos, conhecerem a Bíblia, decorarem vários versículos, possuírem cargos eclesiásticos importantes, mas levando uma vida repleta de enfermidades no corpo, sonhos e projetos fracassados, vida cheia de tristezas e grandes decepções.

Somos espírito alma e corpo, estes três elementos precisam estar em harmonia para que a nossa vida com Deus seja uma vida plena de santidade, força, alegria e qualidade. Quando cuidamos apenas de nossa vida espiritual podemos estar pecando contra o nosso próprio corpo, pois como a Bíblia diz devemos cuidar do templo do Espírito Santo. Esse templo possui um espírito e também possui emoções. Mas, cuidar somente das questões de saúde física e emocional não completam o vazio do coração do homem. O importante é saber dosar a vida das mais abundantes bênçãos que Deus nos deu aqui.

As emoções que não são bem cuidadas levam muitos filhos de Deus a viverem em total confusão e desespero, por achar que não precisam de ajuda de outros irmãos. Sei de muitos casos assim, mas eu mesmo, antes de tudo, tive que aprender com Deus e com a vida. Só assim, passei a dar muitos conselhos. Falo com propriedade. Houve um tempo em que fui um modesto desportista, nunca experimentei álcool, nem drogas, nem fumo, mas experimentei na carne o que é padecer no corpo (saúde) e na alma (imaturidade), coisas que me levaram a sofrimentos fora do espírito, os quais venci-os em nome de Jesus.

“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (I Co. 6:20).

O Ativismo religioso é saudável?

O logro de achar que a vida espiritual é o que basta para viver com abundância, leva muitos crentes a enveredar-se por ativismos religiosos que não levam a uma vida plena com Deus. Vida abundante é vida com saúde no corpo, na alma e no espírito.
Os ativismos religiosos, que são a febre de nosso Brasil atual podem sugerir fardo pesado ao corpo e sentimento de incapacidade espiritual. Pessoas já não dormem mais bem por causa do EXCESSO de preocupação com as atividades da religião. No afã de mostrar serviço na igreja, terminam por prejudicar a saúde e a relação familiar.

Fiéis que enlouquecidamente correm atrás de qualquer “vento de doutrina”, agitam-se de um lado para outro em busca de cumprir soluções matemáticas ou religiosas como se isso fosse o fundamento da alegria do coração de Deus quando na verdade o que agrada a Deus é a nossa FÉ (Hb. 11:6). A fé é uma expressão. Ela é materializada em ações, mas estas ações devem sem amor de nada valem! A FÉ NOS FAZ REPOUSAR NUM PORTO SEGURO.

Não temos ainda como medir o grau de estresse dos fiéis, nem da liderança da igreja brasileira de hoje. Mas, temos como identificar nos gabinetes, nos aconselhamentos, nas conversas informais, etc.

Mas, temos uma boa notícia e veio de Jesus!! Ele disse:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt. 11:28).

Mas, e se o propósito da vida fosse uma apologia violenta da religião, seria uma intensa perda de tempo. Nem isso alegraria o coração de Deus, visto que haveria princípios de santidade que vão além da religião, os quais são observados pelos olhos e ouvidos do Altíssimo. Veja que apenas um pequeno órgão do nosso corpo humano, inflamada pelo inferno pode contaminar o corpo inteiro.
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. (Tiago 3:5-6)
E, por falar em línguas…

“Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã” (Tiago 1;26)

E, ainda sobre a religião;

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tiago 1:27)
A RELIGIÃO NÃO IMPORTA TANTO QUANTO O NASCER DE NOVO!

É claro que a lei da semeadura exige esforço, serviço, um trabalho comprometido e organizado, e que devemos equilibrar as obras e a fé, contudo não devemos esquecer que o próprio Deus, que é organizado, nos ensinou a administrar o tempo e a qualidade de vida.
Ele é um Deus organizado e, podemos ser organizados também.
Filhos de Deus, sabemos que Ele trabalha dia e noite, mas ele é Deus, nós não. Ele trabalha para o bem daqueles que Nele esperam… (Leia mais sobre isso aqui: http://estudos.gospelprime.com.br/a-qualidade-do-sono-e-suas-repercussoes-em-nossas-vidas/
“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito”. (Gn. 2:2).

Cada coisa no seu tempo

O desespero de cumprir as metas criadas por megasistemas, principalmente aqueles movimentos neopentecostais surgidos nas últimas décadas têm levado muitos crentes a não cultuarem mais racionalmente. Ouço alguns pastores e líderes. Muitos nunca souberam o que é realmente descansar o corpo e a alma. Nunca experimentaram lazer ou férias com a sua família. Além disso, os abalos emocionas são tantos que chegam a enfraquecer os vínculos familiares. Agradar ao pastor, agradar a igreja, agradar a convenção, agradar o conselho. Hoje em dia o grande perigo para os crentes cristãos é amar mais a obra ao Deus da obra. Igreja de Cristo, cuide para que isto não seja visto como mera vaidade aos olhos de Deus!

A Bíblia, porém, nos ensina a fazer cada coisa organizadamente, no seu próprio tempo. Há tempo de trabalho e ha tempo de descanso.
“TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. (Eclesiastes 3:1).

E ainda mais adiante, no livro de Eclesiastes, o Pregador continua revelando:
Ainda há outra vaidade que se faz sobre a terra: que há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios, e há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos. Digo que também isto é vaidade”. (3:14).

Evangelho não é uma prisão

Amigo leitor e irmão em Cristo, ofereça um tempo para cuidar de sua saúde física e de sua saúde emocional e da saúde emocional de sua família também. Que tal dar de presente um tempo de lazer para o seu cônjuge e para seus filhos?? Isso também é ministério. Isso também é serviço agradável aos olhos de Deus. Acredito, fielmente, que Deus não vai mandar um raio cair em nossa cabeça se, por uma boa causa, não pudermos estar naquela reunião da igreja ou naquelas excessivas rotinas de sua igreja ou atividades do seu ministério numa igreja local. O orgulho de uma agenda lotada, não vale tanto quanto a saúde física e emocional de nossa família. Deus é bom. Ele é justo. O reino de Deus é amplo, vai muito além daqueles vícios e ativismos de doutrinas coercitivas e manipuladoras! EVANGELHO NÃO É UMA PRISÃO, EVANGELHO É SALVAÇÃO (pelo poder de Deus e não dos homens).

E, para os “sabidões da lei” de plantão, digo, obviamente que neste conjunto de espírito, alma e corpo, é claro que, biblicamente, o espírito é que deve imprimir governo sobre os demais elementos da natureza humana, uma vez que emoções e carne são expressões naturais do ser, enquanto que devemos viver da fé, crendo no sobrenatural, vivendo e andando em espírito.

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (I Cor. 10:31).

CONCLUSÃO

Concluo este pequeno artigo com a seguinte reflexão: Você tem feito TUDO para a glória de DEUS??

Até breve povo de Deus,
Claudinho Santos

autor(a)

Claudio Santos

Claudio Santos

Líder fundador do Ministério Adore Days no Brasil. Com 32 anos de vida cristã, Claudinho, além de pastor, é músico e conferencista. Aluno do curso de aconselhamento cristão do IBITEK e aluno do curso de missões da AMIDE. Claudinho também é coordenador e voluntário das Missões Adore na Amazônia. É casado, pai de duas lindas princesas.

+ artigos – twitter – facebook – blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *