ESTUDOS/ARTIGOS

A fé sem obras é morta

por Claudio Santos

Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, e, sem obras a fé de nada vale! E agora??

INTRODUÇÃO
Leia atentamente o estudo, pois é uma passagem bíblica que mudou a vida de grandes homens de Deus! É um estudo que poderá ser chocante para alguns, porém tem muito amor, sabedoria e conhecimento, pois é a Palavra de Deus!

Assim está escrito:
“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras?
Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?

Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?
Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
Mas, alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé SEM AS OBRAS; e, eu, com as obras te mostrarei a minha fé.
Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.

Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem obras é inoperante?
Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?
Vês como a fé operava, juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para Justiça e foi chamado amigo de Deus.
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Porque, se alguém é ouvinte da palavra e NÃO PRATICANTE, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência,
Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”. (Tiago 2:14-26).

PELA FÉ!

Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões;
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos;
As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões;
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados;
(Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra;
E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa;
Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados; (Hebreus 11)

O PRIMEIRO PASSO DE FÉ

Pois é, como vimos, pela fé os homens de Deus colocaram em prática os seus discursos, pagaram o preço para que evangelho chegasse até nós! Uma coisa é certa, nada ficou só no papel e, nenhum deles ficou (pela fé) assistindo tudo debruçado de uma janela. Eles agiram impulsionados por um espírito decisivo de fé e ação de verdade.
E, você, pela fé, o que Deus está testificando a fazer agora? Tente ao menos o primeiro passo, você verá com os seus próprios olhos o que Deus fará por você a partir deste primeiro movimento!!!!!

A FÉ SEM OBRAS É MORTA

Concluo este pequeno estudo com a seguinte parábola de um autor desconhecido:
“Havia numa praia dois operários, a executar uma pequena obra de concreto, cuja finalidade seria de impedir que crianças avançassem em direção ao mar… Era um excelente dia de trabalho.
Num determinado momento, sem que os mesmos assim o percebessem, ultrapassou a barreira em construção uma criança, cuja camiseta era de cor avermelhada para que a mesma não sumisse dos olhos de seus pais, mas a mesma fora se aproximando cada vez mais das águas do mar e distanciando-se da vista de seus pais.
A criança, movida pela beleza da água e o sonido de seu barulho, ao espalhar-se na areia do mar, cada vez mais era envolvida pela água… Sem que o percebesse, seu pés já não mais alcançavam o chão. Como aquela criança não sabia defender-se do perigo das águas, a mesma passou a ser sufocada pela bravura daquelas pequenas ondas a se afogar… sucumbindo à vista de poucos olhos crentes ou incrédulos
Um dos salva-vidas, ao observar o movimento comentou:
– Creio que há uma criança agonizando no mar!
O outro ao tomar o binóculo às pressas, também teceu seu comentário:
– Creio que seja mesmo uma criança!
Ora, os operários, também observaram aflitos:
– Creio ser uma menina!
Disse o outro:
– Acredito que sim!…
Aquela fé era comum. Ambos sabiam do fato, criam nele, continuaram crendo até ver aquele pequeno ponto avermelhado ser absolutamente engolido pelo mar!…
Quanta fé os mesmos tiveram!

TODOS CRERAM QUE ERA UMA PEQUENA CRIANÇA, mas NADA fizeram para salvá-la!
No dia seguinte, nas páginas dos jornais, a notícia se espalhava pela cidade: “Pequena Fé é engolida pelo mar”.
Seus pais, extremamente angustiados, ainda sem forças e desesperados, choravam a perda de sua pequena criança, cujo nome havia dado a ela em homenagem a sua avó Maria da Fé…

Moral da história: A Fé sem obras é morta”. A teoria sem prática não passa de mais um discurso vazio.

CONCLUSÃO e REFLEXÃO

Cuidemos para que a nossa fé seja um exercício pleno da confiança que o Senhor deu a nós sob medida. Que, a nossa fé seja uma prática cheia de graça, de amor, e de VERDADE!!!

Sem fé é IMPOSSÍVEL agradar a Deus (Hebreus 11:6). No entanto, cuidado para não amar mais a obra do que o Deus da obra de fé!!!

Até uma próxima homens e mulheres de fé!
Claudinho Santos

As opiniões expressas nos textos publicados são de responsabilidade dos autores.

autor

Claudio Santos

Claudio Santos

Líder fundador do Movimento Adore Days no Brasil. Com 30 anos de vida cristã, Claudinho, além de pastor é músico, conferencista e conselheiro cristão. Coordenador e Voluntário das Missões Adore na Amazônia. Diretor da Escola de Missões Adore. Casado, pai de duas lindas princesas, Claudinho, como é mais conhecido, adota o método não tradicional da escrita para levar a verdade do evangelho aos amigos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *